Número não inclui perdas na atividade econômica, diz governo.Terremoto de Kobe, em 1995, causara prejuízos de US$ 100 bilhões.
saiba mais
O governo disse que a estimativa cobre danos a estradas, casas, fábricas e infraestrutura, superando os US$ 100 bilhões perdidos após o terremoto de Kobe, em 1995, que era o mais custoso até agora.
"Nós estimamos o número baseados nas informações disponíveis até agora e não podemos evitar a possibilidade de termos algumas variações em nossos cálculos,'' disse o ministro da economia e política fiscal do Japão, Kaoru Yosano.
O número não inclui perdas na atividade econômica geradas por escassez de energia ou o impacto mais amplo da crise na usina nuclear de Fukushima, onde equipes de funcionários ainda trabalham para impedir mais vazamentos de radiação.
"O impacto das faltas de energia planejadas deve ser considerável", disse Fumihira Nishizaki, diretor de análise macroeconômica do governo, a jornalistas.
O terremoto do último dia 11 de março deixou até o momento mais de 8.600 mortos e 12 mil desaparecidos. Desde a tragédia, o governo japonês trabalha para conter um possível desastre nuclear no país na usina de Fukushima, onde os reatores corriam o risco de ficar sem refrigeração e expor a radiação ao ambiente externo.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário