i

quarta-feira, 23 de março de 2011

Entrega de sementes tem inicio em Ipanguaçu

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte – EMATER/RN local, já iniciaram nesta semana a distribuição de sementes para os agricultores familiares do município.

Serão entregue ao todo, mais de 3 mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e algodão. A ação faz parte do Programa Banco de Semente, mantida pelo Governo do Estado, as sementes beneficiarão os agricultores cadastrados junto à Emater.

O Banco de sementes é um sistema organizacional capaz de reunir produtores e produtoras de forma democrática e participativa em torno do objetivo comum, sustentada pela vontade e afinidade de seus integrantes. Os bancos de sementes operam com um sistema de devolução onde o agricultor devolverá a seu respectivo banco o dobro da quantidade de sementes adquirida, isto é, no final do cultivo o agricultor que adquiriu 1kg de sementes devolverá 2kg daí a denominação “Bancos de Sementes”.

Segundo o secretário de Agricultura, Jaíres Azevedo, serão mais de 800 famílias beneficiadas por todo o município de Ipanguaçu, a entrega está sendo feita de forma gratuita aos agricultores, e tem por objetivo melhorar a produção e produtividade da cultura, além de garantir uma safra de qualidade. “A distribuição de sementes visa atender os agricultores menos favorecidos economicamente, possibilitando que semeiem suas terras e continuem suas atividades produtivas”, disse Jaires Azevedo.

Os agricultores cadastrados receberão 8 kg de sementes cada. A expectativa é que todas as sementes sejam entregue até abril.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons