Deputados elegem nova Mesa Diretora em meio a diversas críticas à condução do processo eleitoral
Após tomarem posse ontem, na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais eleitos no último pleito elegeram, por unanimidade, o deputado Ricardo Motta (PMN) como presidente da mesa diretora da Casa para o biênio 2011-2012. "Em todos os momentos, buscamos o coO nsenso. Formamos uma mesa eclética para que todas as correntes políticas possam participar", declarou o novo presidente da Assembleia, depois do resultado.
O deputado estadual Poti Júnior (PMDB) acabou sendo candidato único à Primeira Secretaria, cargo que foi objeto de intensa disputa entre partidos e deputados. Os parlamentares novatos foram os responsáveis pelos embates. Durante boa parte da sessão, eles pareciam decididos a sparticipar da eleição para marcar espaço no legislativo estadual, mas retiraram suas candidaturas no último momento.
Antes do início da votação, o deputado Raimundo Fernandes fez um pronunciamento criticando as "interferências externas" na eleição para nova mesa diretora da Assembleia. As palavras de Fernandes atingiram em cheio seu líder político, o vice-governador Robinson Faria (PMN), e o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).
Raimundo admitiu, minutos antes da sessão, que desistiu da primeira secretaria a pedido de Robinson Faria. "Sou contra a interferência de pessoas que estão fora e tentam tumultuar o processo que deveria ser exclusivamente dos 24 deputados. A decisão deveria ser dos que compõem esta Casa. A eleição deveria demonstrar que nós somos capazes de chegar ao consenso, sem intromissões", criticou.
O deputado Fernando Mineiro (PT) criticou o modo como foi conduzido o processo de escolha da nova mesa diretora da Casa. O petista também endossou as críticas de Raimundo às interferências externas. "Tudo foi definido de cima para baixo. A maioria ficou à revelia do processo", reclamou. O deputado José Dias (PMDB) seguiu a mesma linha. "Nosso processo de sucessão sempre foi equivocado", afirmou.
A Mesa Diretora acabou ficando com a seguinte composição: Gustavo Carvalho(PSB) como primeiro vice-presidente; Leonardo Nogueira (DEM) como segundo vice-presidente; Poti Júnior (PMDB) na Primeira Secretaria; Raimundo Fernandes (PMN) na Segunda Secretaria; a Terceira Secretária foi para Vivaldo Costa (PR) e a Quarta Secretaria, para Nélter Queiroz .
Fonte: Diário de Natal/ Allan Darlyson
Nenhum comentário:
Postar um comentário