i

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Secretaria de Educação de Ipanguaçu abre a semana de formação do Programa Brasil Alfabetizado

Jeane Dantas, secretária de Educação esclarece informações sobre o programa.


A Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu (SMEI) deu início nesta segunda-feira (17) a formação para os alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação (MEC). O lançamento da formação do programa aconteceu no Teatro Municipal Maria Eugênia Maceira Montenegro, com a presença da secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, que frisa que o prefeito, Leonardo Oliveira, em sua gestão também tem como prioridade essencial a educação. A secretária de Educação, Jeane Dantas Bezerra, e os coordenadores e alfabetizadores que irão trabalhar com os alunos matriculados no programa, também estiveram presentes.

Secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, motiva alfabetizadores para o inicio dos trabalhos.


Até o final desta semana os 43 alfabetizadores e os 4 coordenadores passarão por toda uma formação que será assessorado pela VALER, com a carga horária de 40hs.

A secretária de educação, Jeane Dantas, destaca que o programa acontecerá durante seis meses com salas de aulas na zona rural e urbana do município, “Temos hoje cerca de 500 jovens, adultos e idosos matriculados, que serão alfabetizados por nossos 43 alfabetizadores que desenvolverão durante esses seis meses aulas nas zonas rurais e urbanas da cidade” explica a secretária que frisa também que após a participação dos alunos no programa Brasil Alfabetizado eles serão remanejados para o Plano Estratégico da Educação de Jovens e Adultos - EJA, elaborado pela secretara, que busca encaminhar o aluno pra o EJA no ensino regular.


O programa Brasil Alfabetizado, do MEC - Ministério da Educação tem por objetivo elevar a escolaridade dos jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não frequentaram ou não tiveram acesso à escola, na idade adequada.
coordenadores acompanharão os professores e alunos.

O programa desenvolve-se em parceria com estados, municípios, instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil.

Conforme a coordenadora do programa, Janilene Araujo, a expectativas é de que o programa possa erradicar ou amenizar o analfabetismo no município que segundo os dados do IBGE em 2007 é de 37% entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons