i

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Túnel desmorona durante fuga e dois presos morrem

Três detentos de Alcaçuz acabaram soterrados, mas um deles foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros


Três detentos foram soterrados enquanto escavavam um túnel para escapar da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal, por volta das 10h30 de ontem. A estrutura desmoronou e matou dois deles, identificados como Márcio Daniel Gregório de Souza e Giglinaldo Francisco de Oliveira. O terceiro, Nelson Francisco Silva dos Santos, teve apenas metade do corpo soterrada e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. O vice-diretor do presídio, o tenente-coronel PM João Maria dos Santos, acredita que os presos estavam planejando uma fuga em massa.



Viatura do Itep levando corpos de apenados que tentaram fugir Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
O vice-diretor da penitenciária conta que o túnel estava sendo escavado a partir da cela 7 do pavilhão 4, onde estão custodiados 100 presos provisórios, ou seja, que ainda não receberam condenação. Segundo ele, enquanto os detentos desse pavilhão tomavam banho de sol na quadra, houve uma grande movimentação entre eles. "Os próprios presos começaram a pedir socorro aos agentes penitenciários. Fomos até lá e vimos que o túnel que eles cavavam tinha desabado". De acordo com o tenente-coronel, dois homens que estavam na estrutura conseguiram escapar antes do deslizamento. Três, porém, foram soterrados, dois deles com terra cobrindo o corpo até o prescoço. "O que ficou até a metade tentou voltar para puxar os dois comparsas, mas acabou ficando preso também".

Depois que o túnel desabou sobre os detentos, a direção do presídio acionou os Bombeiros para fazer o resgate. A estrutura, segundo João Maria Santos, tinha cerca de 5m de profundidade, mas era muito estreita, o que dificultou o trabalho de retirada. "Precisaram usar cabos de aço e outros equipamentos e mesmo assim foi muito complicado". Nelson Francisco foi retirado em meio aos escombros, sem ferimentos graves. "Ele nem precisou ser levado a algum hospital. Ficou por aqui mesmo e responderá a medidas administrativas". O sobrevivente foi colocado no setor de isolamento da penitenciária. Os dois mortos foram recolhidos, após resgate, pelo Itep.

Os outros dois detentos que estariam participando da tentativa de fuga não foram identificados. João Maria diz que os presos poderiam estar planejando uma fuga em massa. "O túnel saía em direção ao outro portão da unidade, onde caminhões têm entrado para trabalhar na construção do novo pavilhão. Acredito que a ideia era esperar o portão se abrir e muitos fugirem por ali". O tenente-coronel, que está em Alcaçuz desde setembro, afirma que já tomou conhecimento de três tentativas de fuga durante sua administração. 


Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons