i

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Combate à Aids e marcado com palestras em Ipanguaçu

  
O dia 1º de dezembro é marcado como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data reforça a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. No Brasil, a data foi adotada em 1988. Em apoio à luta contra a Aids, o laço vermelho, símbolo do combate à doença.

Em Ipanguaçu a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram realizando uma serie de atividades que busca educar jovens e adultos para a prevenção da doença. A campanha do Dia D de Luta Contra a Aids deste ano tem como público-alvo os jovens. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em geral, são os jovens que mais se expõem ao risco de infecção.

Nesta manhã de quarta-feira o assistente social da Bem-Estar Familiar no Brasil (BEMFAM ), Matias Francisco Verzulti, esteve realizando uma palestra na praça pública da cidade com outros profissionais da saúde.

Segundo Matias, sempre é de máxima importância conscientizar as pessoas dos riscos da contaminação pelo vírus HIV, e da importância da luta contra o preconceito do portador do vírus. “A ideia é alertar a comunidade sobre a prevenção e o cuidado com o vírus do HIV, ao ter a relação sexual, é importante que as pessoas possam utilizar a camisinha como uma das formas mais eficaz para realizar o sexo seguro. Quem ama usa camisinha. Uma coisa também que deve ser citada é o respeito que as pessoas devem ter com os portadores do vírus da Aids” frisa Matias, assistente social da BEMFAM.

A Secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, destaca que a ideia busca sensibilizar a população ipanguaçuense para se mobilizar e enfrentar a doença. “O numero de casos notificados no município é baixo, mas são necessárias ações que possam prevenir as pessoas que estejam dentro do perfil de risco. É essencial abrirmos as portas para a educação, informação e consciência sobre essa doença. É também uma arma importante nesse trabalho”, conclui Sumaira, secretária de saúde.

As 15h30min e às 20hs Matias Verzulti realizará mais palestra na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, sobre prevenção, onde vai envolver principalmente estudantes do ensino médio, jovens e adolescentes.
Dia Mundial de Combate à Aids
O Dia Mundial de Combate à Aids é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para mobilizar as pessoas no mundo todo na luta contra o HIV/Aids
O dia marcado para mobilização universal é sempre 1º de dezembro.
Na maioria dos países, esse dia já se tornou um evento anual, que conta com a participação de diversos segmentos da população.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons