i

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Estádios de 2014 estão atrasados em relação aos das últimas Copas


Obras de estádios alemães e sul-africanos demoraram até 48 meses para serem concluídas.



Divulgação
Olímpico de Berlim: reforma com preservação da fachada levou 4 anos
O prazo estipulado pela Fifa para a conclusão dos estádios da Copa brasileira se esgota em dezembro de 2012. O andamento das obras, no entanto, sugere que poucas arenas estarão prontas daqui a 24 meses. O tempo de construção dos estádios dos Mundiais de 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul) ajuda a constatar o óbvio: a preparação das 12 cidades-sede caminha a passos lentos.

A reforma do Olímpico de Berlim, que levou 48 meses, é um bom exemplo para a comparação (as obras começaram em julho de 2000 e se estenderam até julho de 2004). As intervenções no estádio alemão, erguido em 1936, assemelham-se às do Maracanã, construído em 1950, e do Mineirão, que é da década de 60.

Assim como em Berlim, os dois estádios brasileiros passarão por grandes mudanças estruturais, mas preservarão a fachada tombada. Maracanã e Mineirão entraram na fase de obras pesadas na metade de 2010. Teriam, portanto, 32 meses para a conclusão.

Em Fortaleza, a situação é ainda pior. A cidade é candidata a uma das semifinais da competição e as obras internas do estádio Castelão, que terá capacidade para 66 mil torcedores, começam apenas em março de 2011.

"24 meses"
O cenário da preparação brasileira contraria o otimismo do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Segundo ele, a única preocupação no país é com os aeroportos. "Um estádio demora 24 meses para ser construído. Estamos acostumados com a África do Sul", disse o dirigente na semana passada.

Nenhum estádio sul-africano, porém, foi concluído em 24 meses. Cinco arenas (de um total de 10) foram erguidas do zero. E o tempo mínimo das obras foi de 33 meses.

O exemplo do Moses Mabhida é emblemático. Em Durban, a arena para 70 mil torcedores levou 44 meses para receber a primeira partida. A obra é similar à do estádio do Corinthians, tanto em relação à capacidade, quanto ao fato de o estádio ser totalmente novo.

Palco da abertura e da final em 2010, o Soccer City, em Johanesburgo, foi totalmente remodelado para o torneio. O tempo para a adequação às exigências da Fifa foi de 46 meses (de abril de 2006 a fevereiro de 2010).

Preparação
Além dos atrasos na construção dos estádios, a preparação brasileira foi a que começou mais tarde em relação às duas últimas Copas. Na Alemanha, a 41 meses do torneio (mesmo tempo restante para o Mundial no Brasil), 10 dos 12 estádios já tinham obras avançadas.

Em Gelsenkirchen, a arena para 61 mil torcedores demorou 32 meses para ser erguida, mas foi iniciada em novembro de 1998, quase oito anos antes do torneio.

A reforma da arena de Frankfurt, palco de uma partida de quartas de final, começou quatro anos antes do primeiro jogo da Copa. Se não fosse isso, dificilmente o estádio estaria pronto, pois foram necessários 39 meses para o término da obra.

Na África do Sul, os dois maiores estádios começaram a ser construídos em abril de 2006, a 50 meses do Mundial. O Moses Mabhida foi finalizado em novembro de 2009 e o Soccer City foi inaugurado apenas às vésperas do jogo de abertura.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons