i

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Município conclui urbanização de ruas que dão acesso à ponte



Macau - A prefeitura já concluiu o projeto dos acessos e da urbanização da área da ponte Macau/Ilha de Santana. A Avenida Manoel Gonçalves receberá asfalto, uma praça, passeio público, área de estacionamento, iluminação e uma balaustrada.

"Essa área está inserida no projeto do anel viário que vem sendo construído, já tendo sido concluída a primeira etapa que compreende a Avenida Pedro Lopes de Araújo", lembrou o secretário de Infraestrutura, Joab Fonseca.

O prefeito Flávio Veras anunciou ainda que, dentro de 90 dias, será concluída a área da Vala Negra e a Rua Manuel Gonçalves, atingindo 80% de conclusão do anel viário.
Na parceria firmada, a Prefeitura de Macau ficou com a responsabilidade de viabilizar os acessos e a urbanização da Av. Manoel Gonçalves, enquanto que o Governo do Estado ficou responsável pela construção da ponte de concreto.

Ainda de acordo com o secretário de Infraestrutura, foi da construtora Gaspar o cronograma das obras da ponte. Segundo o documento, até o final de julho será concluída a parte de concretagem, sendo liberada a área para a prefeitura realizar uma intervenção urbanística com a construção de praças, calçadão, asfalto e estacionamento com cerca de 180 vagas, destinado para veículos e motocicletas.

A ideia inicial é que todo o estacionamento, que hoje sufoca o trânsito no Centro no horário comercial, seja direcionado para a Rua Manuel Gonçalves, amenizando parte dos problemas enfrentados pelos motoristas.

Também foi solicitada à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), a brevidade na remoção do stand piper (estação elevatória), que será ampliada e passará a funcionar agregada à estação que funciona por trás do Palácio João Melo. A companhia também providenciará a transferência da tubulação que leva a água para a Ilha de Santana da ponte velha para a nova e uma segunda tubulação que escoará os dejetos do saneamento básico para a bacia de captação.

Passarela será transformada em píer
Parte da passarela de madeira que ligava Macau a Ilha de Santana será preservada. A prefeitura informou que será feita uma reforma em parte, preservando a abertura do meio do Rio para servir como píer.

O trecho servirá como ponto para a visitação turística e área de pesca. A Secretaria de Infraestrutura vai fazer a reforma, removendo a parte destruída e preservando o que ficou da ponte, adaptando-a para a nova função.

Ainda será aberto um debate, através de uma audiência pública, com representante do Ministério Público, comunidade e o conselho do meio ambiente, sobre a remoção de faixas de parte dos manguezais. "Não faremos isso na sua totalidade porque reconhecemos a importância do manguezal", explica o prefeito Flávio Veras.


FONTE: jornal de fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons