i

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Evento discute políticas públicas para agricultura familiar na região do Assu



Mesa de negociação reunirá agricultores, prefeituras e técnicos com objetivo de negociar soluções para demandas de famílias assentadas na região.

O Centro de Estudos e Assessoria Aplicados ao Desenvolvimento – CEAAD realizará nesta sexta-feira, 14, a I Mesa de Negociação de Políticas Públicas para Agricultura Familiar. O evento acontecerá no IFRN de Ipanguaçu e contará com a presença de prefeitos e secretários dos municípios de Afonso Bezerra, Angicos, Pendências e Ipanguaçu; Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, sindicatos e pólo sindical de Assu além da participação de estudantes do IFRN e cem agricultores familiares de oito assentamentos.

O evento tem como objetivo principal debater soluções para as demandas das famílias assentadas da região. As dificuldades encontradas foram elencadas em colaboração com as famílias a partir de um trabalho de diagnóstico realizado pelo CEAAD nos assentamentos. Entre os temas discutidos estão habitação, acesso à água, infraestrutura e acesso ao crédito. As demandas serão apresentadas e debatidas com o INCRA e em seguida serão formadas mesas de negociação de cada um dos municípios participantes.

Espera-se que essa conversa proporcione melhorias palpáveis na qualidade de vida das famílias. “A reforma agrária não pode se resumir à desapropriação, é preciso que sejam dadas condições para que as famílias possam produzir e viver dignamente de forma sustentável”, afirma Alexandre Lima, coordenador do programa de assistência técnica e extensão rural do CEAAD na região.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons