i

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Moradores da comunidade de Pataxó em Ipanguaçu participam do encerramento do curso de serigrafia


Secretaria dará início ao curso de corte e costura nesta segunda-feira as famílias do grupo de convivência. 

Na perspectiva de inserir mais pessoas no mercado de trabalho, qualificando-as em novas áreas, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato do Trabalhador Rural de Ipanguaçu promoveram durante a última semana, de 11 à 16 de novembro, o Curso de Serigrafia aos moradores da comunidade de Pataxó, na zona rural do município, localizado na região do Vale do Açu. 

A Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Wrtisoneide Ferreira, esteve acompanhada da Assistente Técnica da SEMTHAS, Rayanne Ribeiro. Para Wrtisoneide o sindicado e o SENAR são importantes aliados da Secretaria para a qualificação dos moradores do município, “a Semthas tem unificado parcerias importantes para oferecer a população cursos que venham de encontro com as necessidades do mercado. Hoje a cidade carece de um trabalho como este, a partir de agora os moradores de Pataxó assim como tantas outras comunidades tem a oportunidade de colocado em prática o que foi ensinado”, fala a coordenadora. 

O curso de serigrafia aconteceu no Centro de Convivência Manoel Wilson Xavier, atendendo mais 15 homens e mulheres com 64hs/aulas. Segundo o educador do Senar, Marcelo Freire, durante as aulas os participantes tiveram a oportunidade de ver não só na teoria, mas na prática como produzir telas e confeccionar estampas e adesivos. 

Robson Pereira morador da comunidade de Pataxó tem 19 anos e disse que as aulas foram fundamentais, fazendo crescer o desejo de abrir o próprio negócio. “É uma grande oportunidade que tivemos de participar de um curso como este, foi importante não só pra mim, mas para toda a comunidade. Como terá o curso de costura, penso que as mulheres poderão fazer o trabalho de costura, e nós a produção de pintura”, já planeja o jovem Robson Pereira. 

Novos cursos 

Além do curso de serigrafia, a comunidade de Pataxó já recebeu curso de Doces com Frutas atendendo mais de 15 mulheres, na quinta o encerramento deste mesmo curso ocorreu na Comunidade de Arapuá, atendendo também 15 mulheres. Nesta segunda-feira (18) a comunidade de Pataxó volta a receber novos cursos, desta vez o de Corte e Costura que também é oferecido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e o SENAR, atendendo a 15 mulheres que integram o grupo de Conivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS). Já na comunidade de Pedrinhas estão participando do curso de corte e costura 20 mulheres que segue até o dia 09 de Dezembro. 








 


Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons