i

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Homens lotam unidade de saúde e participam do Dia “D” do Novembro Azul em Ipanguaçu

Ações estão acontecendo no município de Ipanguaçu e buscam combater as doenças no público masculino. 

O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão, os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em busca de contribuir para a mudança desse dado, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde promove durante todo este mês de Novembro a Campanha, Novembro Azul. A campanha busca reforçar as ações preventivas no combate as doenças no público masculino, em especial o câncer de próstata. 

O feriado da Proclamação da República, no último dia 15, foi dedicado único exclusivamente ao Dia “D” da Campanha Novembro Azul no município. As ações aconteceram no Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira durante toda a manhã, e reuniu centenas de homens de todas as idades, que lotaram a unidade de saúde. 

A enfermeira Edilma Barbosa, disse que a realização de exames preventivos, como o PSA (Antígeno prostático específico), é possível diagnosticar os casos de câncer precocemente, fazendo com que a doença seja tratada rapidamente evitando os riscos de morte, “o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família, mas antes, os médicos solicitam o PSA, que é a coleta de sangue, na qual na unidade de saúde é oferecido”, orienta a enfermeira. 

Durante toda a manhã, foram ofertada coleta de exames como: hemograma, colesterol, glicemia e triglicerídeos e PSA, aferição de pressão arterial, consultas cardiológicas, além da realização de eletrocardiograma (ECG), vacinação, palestras sobre o câncer de próstata com enfermeiro Jackson Xavier, distribuição de preservativos masculinos, forró dos homens e sorteio de brindes. Durante todo o dia mais de 484 homens foram atendidos pelos serviços. 

A enfermeira destaca ainda a surpresa da participação do público masculino, “ficamos muito felizes pela presente participação dos homens durante este dia “D”, os homens são muitos resistentes quando o assunto é vim a uma unidade de saúde, mas nos alegra saber que as coisas vêm mudando, e hoje eles estão ai pra nos mostrar isso”, revela Edilma. 

O prefeito Leonardo Oliveira, prestigiou a campanha e reforçou a necessidade do homem procurar as unidades de saúde, “temos que nos cuidar o quanto antes, deixar os preconceitos de lado, e procurar uma unidade de saúde antes mesmo de se sentir mal. As ações de saúde do homem não só ocorrem só no mês de novembro, o mês é apenas um meio para propagar essa consciência, mas o serviço são oferecidos na rede de saúde e é importante que os homens se cuidem e procurem o atendimento na Secretaria de Saúde” destaca o prefeito. 

O evento Novembro Azul,em alusivo à saúde do homem ocorrerá durante todo o mês de novembro com diversas ações que estarão ocorrendo no município a fim de apoiar a causa na promoção de uma vida saudável e sem preconceitos. 

A doença 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente. São os seguintes: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia, dor nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal. O exame para diagnosticar a doença inclui toque retal e coleta de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons