i

terça-feira, 2 de abril de 2013

Uern libera relação dos 2.602 aprovados no PSV/2013


Milton Marques anuncia os três primeiros colocados - Luciano LelysMilton Marques anuncia os três primeiros colocados - Luciano Lelys
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulgou a relação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013, no final da tarde dessa segunda-feira, 1º. O resultado foi antecipado, já que a previsão inicial era divulgar o listão somente no dia 5 de abril. O reitor Milton Marques anunciou os três primeiros colocados gerais no vestibular.
O primeiro colocado geral, com 3.290 pontos, foi Carlos Nathan de Sousa Figueiredo, que passou para o 2º semestre do curso de Direito em Mossoró. Com 3.210 pontos, o segundo e terceiro lugar ficaram empatados. Pedro Helder de Oliveira Júnior e Thiago Menezes da Silva passaram para o curso de Medicina.
Em sua fala, o reitor Milton Marques destacou a importância do sistema de cotas. “Sem o sistema de cotas, no curso de Medicina, só entrariam alunos de escola pública a partir do 47º lugar. Isso quer dizer, que não haveria aprovados nessa modalidade. Por esse motivo, garantimos a inclusão dos alunos de escola pública”, ressalta o reitor.
Segundo o coordenador da Comissão Permanente do Vestibular da Uern (Comperve/Uern), Egberto Mesquita, o percentual de alunos de escolas públicas aprovados no PSV 2013 chega a 68%. “É uma satisfação muito grande porque sabemos que essas pessoas não teriam condições de ingresso”, relata.
Egberto Mesquita ainda esclarece que a forma de ingresso na Uern será discutida pela comunidade acadêmica. “Primeiro vamos discutir com a comunidade e depois as discussões seguirão para o Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão)”, comenta o docente.
O reitor Milton Marques também falou sobre a mudança no vestibular. “Caberá à Uern decidir a forma de ingresso para os próximos anos: se pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), se pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificado) ou outra forma”, destaca.
As provas do PSV 2013 foram aplicadas nos dias 3 e 4 de março de 2013, nos seis campi e 11 Núcleos Avançados de Educação Superior. No total, foram ofertadas 2.602 vagas para os cursos de graduação da Uern.

Candidatos comemoram o resultado positivo
No final da tarde de ontem, o prédio da Reitoria da Uern foi tomado pelos candidatos que aguardavam ansiosamente pela divulgação do resultado do PSV 2013. Logo após a leitura dos primeiros colocados, foram disponibilizadas as listas com os aprovados. O estudante Marcos Fernandes, de 17 anos, passou para o 1º semestre do curso de Direito, em Mossoró.
“Estudei bastante e agora veio a recompensa. Além do vestibular da Uern, também tentei, através do SiSU, a Unesp (Universidade Estadual Paulista). No entanto, vou optar pela Uern. No ano passado, quando estava no segundo ano, também tentei e tinha passado para Direito. Agora é especial”, contou o estudante, enquanto tinha o cabelo estaqueado pela família.
A estudante Raísa Bento, de 20 anos, ficou tão emocionada pela aprovação no curso de Medicina que chegou a passar mal e precisou ser amparada pelos amigos. Outro que acompanhou de perto o resultado do vestibular foi o estudante Julysson Charles, de 23, que passou para Letras – Língua Portuguesa. “Estou muito feliz. Já tinha tentado no ano passado, mas agora veio o resultado positivo”, disse.

Matrículas serão realizadas nos dias 15 e 16 de abril
Os candidatos aprovados no PSV 2013 para ingresso no 1º semestre devem efetuar suas matrículas institucional e curricular nos dias 15 e 16 de abril. Já os que passaram para o segundo semestre, têm os dias 23 e 24 de setembro. A relação dos documentos necessários e os locais de matrícula estão disponíveis no sítio da Comperve/Uern: www.uern.br/comperve.
O edital com as vagas ociosas será publicado no dia 18 de abril, com quatro vezes o número de vagas abertas. “Continuamos com o processo de segunda e última chamada. Divulgaremos o edital com quatro vezes o número de vagas e abriremos prazo para que os interessados se inscrevam”, afirma Egberto Mesquita, coordenador da Comperve/Uern.
As inscrições para os candidatos habilitados que quiserem se inscrever na lista de espera serão realizadas através do sítio da Comperve/Uern, no dia 19 de abril, das 9h às 23h59. Já no dia 22, será publicada a convocação dos candidatos para assumirem as vagas. No dia 25 de abril, serão efetuadas as matrículas dos candidatos convocados.

A relação dos candidatos aprovados, Clique aqui!

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons