i

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mais de 12 mil famílias devem receber o Garantia Safra de 2011

Mais de 12 mil famílias de diversos municípios do Rio Grande do Norte devem receber o pagamento do programa Garantia Safra referente ao ano de 2011.

O contingente representa cerca de 40% de todas as famílias cadastradas no programa no ano passado, que somaram aproximadamente 30 mil.

O secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, informa que o benefício está garantido para os agricultores dos municípios onde houve perda de pelo menos 50% da produção agrícola.

Betinho observa que, de uma forma geral, o inverno de 2011 foi muito bom para o Rio Grande do Norte. Entretanto, ele lembra que, de forma isolada, alguns municípios acabaram sendo prejudicados. "Posso citar as cidades de Antônio Martins, Pilões, Marcelino Vieira e João Dias, onde o inverno foi um desastre", elenca exemplos o secretário, acrescentando que nesses municípios o abastecimento de água está sendo feito por carros-pipa.

Os recursos (R$ 1.198.425,00) para o pagamento do benefício foram liberados pelo Governo do Estado na última terça-feira, 10.

Dos 107 municípios do Estado cadastrados no programa, 51 encaminharam para o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) o comunicado de ocorrência de perda da safra e estão aguardando a analise dos laudos. Se for confirmada a perda superior de 50% da safra, eles receberão os recursos do programa.

A estimativa é que até o final deste mês o MDA divulgue a lista dos municípios que serão beneficiados.

Betinho Rosado destaca que o atual governo regularizou o pagamento do Garantia Safra, inclusive com a liberação de recursos para a quitação de dívidas dos anos de 2009 e 2010. "O atual governo já investiu R$ 2.109.153,00 nesse programa. Isso mostra o compromisso da governadora Rosalba Ciarlini com a agricultura do Rio Grande do Norte", comenta o secretário.

BOLETO
Os agricultores inscritos no Garantia Safra 2012 devem fazer o pagamento do boleto do programa até o próximo dia 31. Em Ipanguaçu, por exemplo, 313 produtores rurais aderiram ao programa.
Em Upanema, os boletos bancários já estão disponíveis na Secretaria Municipal de Agricultura.
O pagamento pode ser efetuado em uma agência da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas.

Fonte: Jornal DE Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons