i

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Agricultores de Ipanguaçu aderem ao garantia safra

Os agricultores rurais de Ipanguaçu aderiram ao Garantia Safra, uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para agricultores majoritariamente do Semiárido, que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Jaíres Azevedo, o Garantia Safra busca melhorar das condições de convivência dos agricultores com o meio em que vivem, além de viabilizar a introdução de novas tecnologias, lavouras e espécies animais adaptadas às condições locais, capacitando, profissionalizando, estimulando ao associativismo, ao cooperativismo e a ampliação do acesso dos agricultores familiares ao crédito rural.

“Esta é uma ação muito importante em prol dos trabalhadores rurais do nosso município. É uma parceria que tem um alcance social muito grande. O ideal é que ninguém precise usar e todos produzam bem e ganhem dinheiro, mas, se ocorrerem cheias e houver a perda da produção, os nossos produtores não vão ficar no prejuízo" destaca o secretário.

Em Ipanguaçu, 313 produtores rurais aderiram ao Garantia Safra, e estão protegidos contra perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o semiárido. A indenização é paga diretamente pelo governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário: