i

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

COMISSÃO JULGADORA MUNICIPAL DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM IPANGUAÇU SERÁ COMPOSTA POR ALUNOS DO MESTRADO EM LINGUÍSTICA DA UFRN NATAL

As Olimpíadas de Língua Portuguesa são uma excelente oportunidade de incentivo a leitura e à produção textual tanto para os professores quanto para os alunos. Os professores ganham com a formação e os alunos com a aprendizagem. Acontecem de dois em dois anos e movimentam cidades, escolas, alunos e professores do país inteiro em prol da leitura e da produção de textos. Envolvem os três segmentos de ensino atendendo ao público de alunos do ensino fundamental até o ensino médio. Fornece conhecimentos sobre a língua materna através das oficinas feitas nas salas de aula e nestas processualmente os alunos vão descobrindo o poder que as palavras têm.

Durante as olimpíadas que duram praticamente um semestre os alunos e professores estudam, pesquisam, Leem e escrevem sobre o lugar onde vivem e as escritas são direcionadas em quatro gêneros textuais distintos: Poema (para alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental) Memórias Literárias (para alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental), Crônica (para alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio) e Artigo de Opinião (para os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio).

Nosso município tem participado de todas as edições desde 2008, sendo que após a 2ª edição que ocorreu em 2010 a coordenadora das Olimpíadas aqui em nosso município foi convidada a participar do 1º Seminário Nacional das Olimpíadas que ocorreu em Brasília em Agosto de 2011, lá a professora Aloma Daiany Saraiva Varela de Farias pode representar a nossa cidade e o nosso estado relatando aos presentes as experiências vividas aqui no ensino e na aprendizagem da nossa língua e sobre o desenvolvimento das olimpíadas aqui em nossa cidade.
Para este ano a professora Aloma coordenadora das OLP´s convidou três alunos do mestrado em linguística da UFRN para comporem a comissão julgadora municipal que selecionará os textos que representarão o nosso município nas demais etapas - estadual, regional e nacional se assim forem passando nessas etapas.

Os alunos Márcia Campêlo, Lidemberg Oliveira e Silvestre Martins são mestrandos do Ppgel da UFRN e pesquisam na área de linguística textual eles formarão a comissão julgadora que analisará todos os textos recebidos e dentre eles selecionarão os vencedores da etapa municipal. Neste sábado eles chegarão à nossa cidade para executarem esta tarefa de enorme responsabilidade.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons