i

quarta-feira, 6 de junho de 2012

EXTENSÃO

Em parceria com prefeituras UFERSA prepara cursinho pré-universitário popular

Depois de Angicos, as cidades de Mossoró, Ipanguaçu e Caraúbas são as próximas a ser beneficiadas com o Cursinho Pré-Universitário Popular, realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As aulas vão começar no próximo dia 16 de junho em Mossoró e Ipanguaçu, sempre aos sábados, nos horários da manhã e tarde. Já em caraúbas no dia 23. O projeto é coordenado pelo professor Eder Jofre Marinho Araújo, da UFERSA Angicos, tendo como coordenadora adjunta e pedagógica, a professora Rita Diana de Freitas Gurgel.


A experiência, realizada no ano passado dentro das atividades do Programa Conexões de Saberes, foi institucionalizada como ação de extensão da UFERSA com a proposta de preparar os estudantes concluintes secundaristas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. O projeto foi pensado para atender não apenas as escolas das sedes dos campi da UFERSA, mas também, em outros municípios. A viabilização do projeto vem acontecendo com assinatura de convênio entre a UFERSA e as prefeituras.

“Tivemos reunião com o secretário de educação de Afonso Bezerra na tentativa de levarmos o pré-universitário também para aquele município. O secretário se mostrou receptível a proposta e estamos aguardando uma resposta quanto à assinatura do convênio”, adiantou o professor Eder Jofre.

As aulas do pré-universitário popular serão ministradas por universitários monitores da UFERSA, sendo 25 de Mossoró, 09 de Ipanguaçu e, 11 de Angicos. O trabalho dos monitores em sala de aula é acompanhado por professores da Universidade. Em Mossoró, o pré-universitário é coordenado pelo professor Walter Martins.

Em Angicos as aulas estão acontecendo desde o dia 21 de abril, na Escola Estadual Francisco Veras, com 11 monitores voluntários e duas turmas com 35 estudantes do ensino médio em cada uma. Em Mossoró, o Pré-Universitário popular vai beneficiar 160 estudantes concluintes do ensino médio que serão distribuídos em três turmas, sendo duas de 60 alunos pela manhã e uma de 60 alunos à tarde. As aulas vão acontecer nas dependências da UFERSA Mossoró, no prédio Central.

Já em Ipanguaçu, serão 80 estudantes beneficiados, distribuídos em duas turmas. Em Caraúbas serão 60 estudantes também distribuídos em duas turmas. O cursinho prosseguirá até o dia 27 de outubro.

FORMAÇÃO – O professor Eder Jofre adianta que para começar as aulas os acadêmicos monitores da UFERSA passam por um curso de formação pedagógica para alinhar as atividades de ensino dos monitores às matrizes do ENEM, conheçam a filosofia do pré-universitário popular e conheçam toda a equipe envolvida no projeto. “Essa formação será uma constante durante o período das aulas”, frisa a coordenadora pedagógica, professora Rita Diana.

O curso de formação aconteceu nessa quarta-feira, 6 de junho, na UFERSA Mossoró, no prédio do Departamento de Ciências Exatas e Naturais, o DCEN e, na UFERSA Angicos, às 19:30h, para os monitores de Ipanguaçu. A formação dos 11 monitores da UFERSA Caraúbas vai acontece no próximo dia 13 de junho.

*ASECOM/UFERSA

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons