i

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu e Senar capacitam mulheres em processamento de polpas de frutas


No intuito de qualificar homens e mulheres do campo para a geração de renda, a Prefeitura de Ipanguaçu,em parceria com o Sindicato Rural do município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), encerrou na última terça-feira (17) mais um curso na área de alimentos. Desta vez, foram formados 15 alunos em Técnicas de Processamento de Polpas de Frutas, na comunidade de Arapuá.

Segundo a instrutora do Senar, Lucélia Dantas, os participantes tiveram a oportunidade de prepararem as polpas e outros alimentos, aproveitando ao máximo as frutas. Entre os temas abordados na capacitação, temas importantes como higiene de manipuladores e área de trabalho; importância nutricional das frutas (nutrientes, benefícios nutricionais); fibras; teor de açúcar; técnicas de congelamento de frutas; desinfecção de frutas para o congelamento; produção de polpas; embalagem; armazenamento e transporte. “Durante o curso, apresentamos não só como produzir as polpas, mas como manusear, agregando o máximo em qualidade ao produto final”, fala Lucélia.

Para Celine Felipe de Aquino, agricultora residente em Arapuá, o curso despertou inúmeras possibilidades de se obter diferentes produtos e renda através de uma única fruta. “Além de aproveitar a fruta para a polpa, podemos fazer doces com a casca, o que é muito vantajoso. Colocarei em pratica para fazer a comercialização”, disse animada.

De acordo com Luciene Fonseca, presidente do Sindicato Rural de Ipanguaçu, o principal objetivo da parceria com a Prefeitura é capacitar a população, principalmente as pessoas que se dedicam à produção de alimentos, com aulas teóricas e práticas que evitam o desperdício e proporcionam o melhor aproveitamento dos alimentos.

Nesta quarta e quinta-feira, moradores da comunidade de Japiaçu, também na zona rural do município, serão os próximos beneficiados com o curso.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons