i

terça-feira, 20 de março de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu fecha parceria com o projeto Mova Brasil, para alfabetização de jovens e adultos

Investindo na alfabetização de jovens e adultos de forma cidadã, a Prefeitura de Ipanguaçu fechou parceria com o Mova Brasil, iniciativa que já beneficiou a cerca de 200 mil pessoas em todo o Brasil. O projeto é gerido pelo Instituto Paulo Freire, pela Petrobras e pela Federação Única dos Petroleiros, além de contar com o apoio do Ministério da Educação.

De acordo com o prefeito Leonardo Oliveira, o Mova Brasil contribui não só para a erradicação do analfabetismo, mas também no fortalecimento da cidadania. “Nas aulas, os alunos aprendem a ler e escrever com exercícios baseados nas realidades em que vivem nas suas comunidades. Dessa forma, cada educanda desenvolve uma melhor compreensão crítica do mundo que o cerca e é estimulado a planejar ações de intervenção social”, explica o prefeito.
Na última segunda-feira (19), a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, a secretária adjunta Mara Carmelita, e coordenadores/monitores do município estiveram na cidade de Extremoz para participarem da capacitação do projeto, evento que se estende até a próxima sexta-feira (23). “Com os métodos de Paulo Freire está mais do que comprovado que é possível atingir bons resultados. Acreditamos que devemos oferecer condições para que nossos jovens e adultos possam superar uma visão restrita do mundo”, frisa Jeane.

Inicialmente, mais de 100 jovens e adultos ipanguaçuenses, divididos em cinco turmas, deverão ser contemplados nas comunidades rurais de São Miguel, Pataxós e no centro da cidade.

A coordenadora do polo norte-rio-grandense do Mova Brasil, Josileide Silveira, disse que no RN, fora da rede pública, há muitos analfabetos. O projeto, segundo ela, tem tentado contemplar esse público com o letramento de forma que eles possam utilizar a leitura no dia a dia para melhorar sua qualidade de vida. “Temos que erradicar o analfabetismo que ainda está presente no RN, e este ano além alfabetizar queremos profissionalizar alunos para que tenham uma nova perspectiva de profissionalização”, diz a coordenadora, informando, ainda, que em todo o RN o projeto estará presente em 43 municípios, contando com 180 turmas.
 



Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons