Para cada R$ 30 investidos em turismo, retorno é de 1,3 mil; Estado é um dos 12 apontados como rentáveis pela Organização Mundial do Turismo.
Rio Grande do Norte é um dos 12 Estados da federação no qual o investimento público para atrair turistas é rentável. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), nacionalmente, para cada R$ 30,00 investidos no setor, há retorno de R$ 1,3 mil.
Municípios, Estados e União investiram R$ 1,62 bilhão para atender melhor cerca de 55,1 milhões de turistas em 2010. Desses, apenas 5,1 milhões eram estrangeiros. A receita média deixada por cada turista internacional chegou a R$ 2.043,91. Já o brasileiro gastou cerca de R$ 1.202,52.
Levantamento da OMT, divulgado nesta quinta-feira (15) no Valor Econômico, cita que o RN recebeu 46 mil turistas estrangeiros em 2010 – ano mais recente da pesquia, enquanto aplicou R$ 30 milhões.
“Nos dois casos, a rentabilidade do turismo é alta, já que os cofres públicos não investiram mais de R$ 30 por turista em infraestrutura, transporte e mão de obra, mas a receita bruta ainda está bem aquém daquela gerada em outros países”, diz a matéria.
Com efeito, mesmo registrando rentabilidade, o turismo no Rio Grande do Norte vem em queda vertiginosa no critério de estrangeiros. Se em 2010 foram 46 mil, o número está aquém dos anos anteriores. Em 2007, foram 255 mil, contra 299 mil do ano anterior e quase 350 mil em 2005.
Em outros estados, como Sergipe, os investimentos não se justificam. Foram aplicados R$ 80 milhões para o turismo de lá, que só atraiu 3 mil estrangeiros.
Além do RN, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará integram as unidades da federação rentáveis na relação custo/benefício para o setor turístico.
Por Dinarte Assunção
/Nominuto.com
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