i

terça-feira, 26 de julho de 2011

Copa 2014 gera mais de 350 oportunidades de negócios no RN

copa_2014_sebrae
A realização da Copa do Mundo de 2014 permitirá que sete setores da economia expandam seus negócios no Rio Grande do Norte, gerando, somente em Natal, 356 oportunidades nos seguintes segmentos: Comércio Varejista e Serviços; Turismo; Produção Associada ao Turismo; Construção Civil; Agronegócios; Têxtil e Vestuário e Tecnologia da Informação.

Os números foram apresentados ontem, 25, na capital potiguar, e fazem parte de um estudo encomendado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o objetivo de identificar as possíveis oportunidades de negócios gerados com a Copa do Mundo. "Uma das principais intenções do Programa Sebrae 2014 é fazer com que essas empresas se tornem mais competitivas, antes, durante e depois do Mundial. É preciso que elas possam sobreviver no mercado. Nós temos que ganhar a Copa dentro e fora do campo", explicou o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto.

O estudo mostra que o segmento que mais será beneficiado com as chances de negócios que surgirão a partir do fato de Natal ser uma das cidades-sede do Mundial de 2014 é do comércio varejista e serviços, com 81 possibilidades de investimentos. "Nesse segmento, um grande diferencial será a qualidade do atendimento, que terá que ser diferenciado, tornando assim a empresa mais competitiva", destacou o diretor-superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto.

O turismo é o segundo setor com maior capacidade de gerar negócios, com 54 possibilidades identificadas, em áreas como agenciamento de viagens, alojamento e também atividades de entretenimento e eventos. "Queremos potencializar o turismo de aventura na cidade e investir em iniciativas como o programa de qualidade em serviços turísticos", afirmou José Ferreira.

Na produção associada ao turismo, o ramo do artesanato apresenta 54 possibilidades de investimentos, sobretudo no ramo do artesanato. É preciso aproximar o artesão do Estado e o mercado. "Não se pode esquecer também, a produção cultural, fator importante na geração dos negócios", frisou o diretor-superintendente do Sebrae/RN, destacando ainda o segmento têxtil e confecções. "Esse setor será responsável, principalmente, pela produção de bonés durante o Mundial. Serão 80 empresas formais, que produzirão 2.500 bonés por mês, gerando aproximadamente 2.400 empregos diretos"
.
A construção civil também está entre os segmentos apontados com um bom potencial para a criação de negócios, com 49 possibilidades nas áreas administrativas, canteiros de obra, e atividades que vão desde o fornecimento de mão de obra e insumos, até o serviço de fiscalização e gerenciamento. "Com o objetivo de fortalecer esse setor, serão assinados convênios, inclusive com a empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, e a EIT", disse Luiz Barreto, diretor-presidente do Sebrae, acrescentando ainda: "Não será somente Natal que será beneficiada com a Copa, outros territórios também serão trabalhados, é preciso haver uma simbiose com outras cidades, outros pólos que podem ser potencializados, já que hoje, existem no Estado mais de 60 mil micro e pequenas empresas, além de 19 mil empreendedores individuais", finaliza.

Além da direção do Sebrae, estiveram presentes no lançamento do programa (que já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Cuiabá, e hoje chega a Recife), a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e o procurador-geral de justiça, Manoel Onofre de Sousa, e o vice-governador do RN, Robinson Faria, que afirmou: "A Copa é nossa, é ninguém vai tirá-la de nós. O Mundial é a meta número 1 do governo Rosalba", fazendo clara referência as críticas que o atraso na construção da Arena das Dunas vem sofrendo. 
Ex-técnico da seleção brasileira afirma que Mundial no Brasil será o melhor até hoje
O ex-técnico da seleção brasileira de futebol Carlos Alberto Parreira, um dos convidados no lançamento do programa Sebrae 2014 em Natal, afirmou que o Brasil "entregará a melhor Copa jamais feita", apesar "das obras estarem saindo da inércia só agora". Durante a palestra, Parreita destacou que o país só absorverá a Copa, um ano antes de sua realização, em 2013. "Essa mobilização começa a partir da Copa das Confederações, é assim em todas as copas", disse.

O ex-técnico relatou ainda as experiências vividas por ele na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, onde comandou a seleção africana e apresentou características básicas para a realização adequada da Copa, pontos que precisam, na visão dele, receber uma maior atenção por parte dos setores responsáveis pela organização do evento futebolístico. "O turismo, por exemplo, precisa ser destacado. É importante que o turista tenha conforto, que encontro estradas bem cuidadas, hotéis de qualidade. E é importante também que haja uma grande capacitação de voluntários, que devem falar, pelo menos, um ou mais idiomas, além do português", concluiu.
 Fonte: Jornal O mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons