i

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ufersa vai ofertar 700 vagas anuais

Pau dos Ferros - O Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vai oferecer anualmente no Campus de Pau dos Ferros 700 vagas, divididas em 2 bacharelados e 5 engenharias. Para o prefeito Leonardo Rêgo e o reitor Josivan Barbosa, o Campus abre possibilidade de realização do sonho de milhares de jovens de Pau dos Ferros e região.

Até que a população recebesse a confirmação em definitivo da instalação do Campus e do início das obras da sede, na saída da cidade na direção de Francisco Dantas, o prefeito Leonardo Rego relata que houve uma grande articulação política junto à bancada federal e ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.

"Promovemos, aqui em Pau dos Ferros, diversas reuniões com representantes da sociedade civil organizada, que participaram de forma ativa desta conquista, assim como com prefeitos da região, todos empenhados nesta importante conquista", destacou Leonardo, lembrando que a unidade é importante até para os estados vizinhos Paraíba e Ceará.

Além disto, outras viagens foram promovidas até Brasília, onde foi possível cobrar, junto ao Governo Federal e a bancada do RN, a alocação de recursos no orçamento, para construção e estruturação da Ufersa, assim como a liberação desses recursos. A primeira ordem de serviço foi dada ano passado e a estrutura já está bem avançada.

O reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, destaca que esse empenho foi fundamental para essa conquista. Segundo ele, Pau dos Ferros destacou-se por sua determinação e vai colher ótimos frutos, com a chegada da Ufersa, como já estão colhendo o município de Angicos, onde o Campus já foi instalado, a sede concluída e está em pleno funcionamento.

Ainda de acordo como reitor, a Universidade vai começar a funcionar ainda em 2012, no campus do IFRN, e ressalta que mesmo sem a conclusão das obras, será possível iniciar as aulas. Conforme o reitor, as aulas serão ministradas numa escola cedida pelo município. Depois de concluído o Campus, transfere-se a estrutura para o local.

A Ufersa-Pau dos Ferros vai oferecer, anualmente, 700 vagas, sendo que 300 vagas serão destinadas ao bacharelado em Ciência e Tecnologia, outras 100 em cursos de licenciatura, que ainda não foi definido pela reitoria, e, por fim, 5 engenharias (ainda não-definidas com 60 vagas cada). A seleção será pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU).

Para o reitor Josivan Barbosa, os cursos vão representar um grande impulso para o desenvolvimento de Pau dos Ferros, da região e de cidades do Ceará e Paraíba. "Atuamos de forma abnegada por essa conquista, pois sabemos da importância dos grandes resultados que uma universidade pode proporcionar. Pau dos Ferros viveu um momento onde vários segmentos da sociedade se uniram e obtiveram mais esta grande conquista", diz.

Fonte: Jornal DE Fato


Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons