i

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Universidades, embaixadas e agências ajudam jovens a concretizarem o sonho de estudar no exterior

Universidades, embaixadas e agências ajudam jovens a concretizarem o sonho de estudar no exterior

O sonho de muitos brasileiros, em especial os mais jovens, continua sendo morar fora do país, mesmo com o bom momento econômico do Brasil. Para quem quer estudar, seja para cursar o ensino superior ou apenas aprender um novo idioma, notadamente o inglês, as facilidades são cada vez maiores. Por meio das grandes universidades, por agências de intercâmbio ou programas de estudos oferecidos pelas embaixadas, o estudante potiguar pode alcançar inúmeros países de qualquer parte do mundo na busca de uma formação diferenciada.


Bruna encontrou no programa de bolsa oportunidade de ampliar conhecimento, como Nélio Júnior Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/D.A Press
Um grande exemplo entre os que trilham o caminho de fora do país em busca de educação é a potiguar Bruna Lobato. A jovem já foi participante, no ano passado, do Jovens Embaixadores, programa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o setor privado (conheça mais acessando: http://www.embaixada-americana.org.br), e atualmente faz um curso de graduação na cidade de Poultney, no estado de Vermont, nos EUA,próximo a grandes centros americanos como Boston, Nova York, e Toronto, no Canadá. "Descobri o programa Jovens Embaixadores na internet, quando eu estava à procura de bolsas de intercâmbio. Através desse programa eu fui a Washington, D.C. e a Tulsa, Oklahoma. Participei de encontros formais, dentre eles um na Casa Branca, onde fiz um discurso para a Primeira Dama Michelle Obama", contou a estudante.

A primeira visita de Bruna à América do Norte durou três semanas e, junto com 35 estudantes brasileiros, fez trabalhos voluntários, participou de workshops sobre empreendedorismo social e liderança. Pela performance de destaque em terras americanas, a potiguar terminou ganhando bolsa para um curso de verão de cinco semanas, patrocinada pelo Instituto de Liderança do Rio de Janeiro (ILRio). "Eu ganhei uma bolsa para Phillips Exeter Academy, uma escola de prestígio no estado de New Hampshire, na região nordeste dos EUA. Eu morei em um dormitório da escola e estudei literatura, escrita criativa e argumentação aristotélica nos meses de julho e agosto de 2010", explicou Bruna.

Logo após o término do curso, a estudante encontrou mais uma oportunidade de dar continuidade aos estudos nos EUA, por meio do programa Opportunity Grants, financiado pelo EducationUSA (órgão ligado ao governo americano, com apoio da Comissão Fulbright de intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Brasil). Após ser aprovada no programa, através da realização de algumas provas, a jovem conquistou uma bolsa integral, que custeia até a sua moradia. "Passei com bolsa integral para a Green Mountain College, onde estou agora. A bolsa integral que eu ganhei cobre inclusive todos os custos de moradia, alimentação e plano de saúde, e ela se chama Make a Difference Scholarship (em tradução livre, "Bolsa Faça a Diferença), para alunos com excelência acadêmica que já desenvolveram projetos sociais que impactaram a sociedade", explicou Bruna. Ela estuda literatura, escrita criativa e jornalismo, e ao fim do curso, em 2015, sairá com dois diplomas diferentes: um diploma de bacharelado de artes em literatura, outro de bacharelado de belas artes em escrita criativa, além de uma concentração em jornalismo escrito.

Há menos tempo no exterior, o jornalista potiguar Nélio Júnior também valeu-se de programas de intercâmbio para chegar ao Canadá, onde encontra-se deste o início de setembro estudante inglês. "Eu sempre quis estudar um tempo fora e, em virtude do trabalho, nunca tive tempo. Como tenho a minha empresa resolvi investir na minha qualificação, me preparei para ficar três meses fora e vim estudar no Canadá", conta Nélio. A estadia de Nélio na ILAC - International Language Academy of Canada (Academia Internacional de Línguas do Canadá) - já tem rendido bons frutos para o potiguar. Já nesta semana, após o término do curso de três meses em Toronto, Nélio seguiu para Vancouver, de onde irá narrar, através de um blog patrocinado pela ILAC, as experiências de um intercambista. "Irei para Vancouver ficar mais três meses estudando. A ILAC é uma das maiores escolas de inglês do Canadá e vai patrocinar o meu programa na internet - o N Coisas", explica o jornalista. Para ele, o custo da viagem está compensando bastante, em especial pelas facilidades encontradas para estudar fora do Brasil. "Tem compensado muito, primeiro porque conhecimento não tem preço e segundo que é mais viável do que muita gente pensa estudar fora. A escola oferece vários planos e, geralmente, as agências de intercâmbio no Brasil facilitam o pagamento", conta Nélio.


Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons