i

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vereadores revelam que dinheiro público destinado a ações em comunidade quilombola foi desviado

Recentemente reconhecida oficialmente como comunidade remanescente de Quilombo dos Palmares, a localidade rural de Picada, em Ipanguaçu, região do Vale do Açu, deixou de ser contemplada antes, com ações institucionais em razão desta condição, pelo fato de que recursos públicos federais destinados ao povoado foram desviados por ocasião da gestão municipal passada. A denúncia foi revelada, terça-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Tunefis da Silva Morais (PRB), e corroborada por outro representante do Poder Legislativo ipanguaçuense, Juan Carlos Bezerra Montenegro (PSDB).
Ambos estiveram presentes, terça-feira, à sede da Câmara, que foi palco da programação do 1º Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras do Vale do Açu. O evento discutiu como eixo central o tema "a política de promoção da igualdade racial e minorias no Brasil". O seminário trouxe a Ipanguaçu representações de várias cidades da região e outras partes do Rio Grande do Norte. Os correlizadores do evento foram a organização não-governamental Valer, a Prefeitura de Ipanguaçu e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), via Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Igualdade Racial (Coeppir).

O presidente da Câmara de Ipanguaçu declarou que, diferente do comportamento da gestão anterior, do ex-prefeito José de Deus Barbosa Filho (PR), o governo do prefeito Leonardo da Silva Oliveira (PT) trata a questão da comunidade quilombola com zelo e responsabilidade. Tunefis Morais observou que a gestão atual tem a permanente preocupação em assegurar programas que ajudem os quilombolas. "Não o que aconteceu no governo passado, nas administrações passadas, que até desvio de verba dos quilombolas houve através da administração passada", disparou o parlamentar-mirim.

DECLARAÇÕES
"Até 2008 (os remanescentes de quilombola) sofreram represália, sofreram humilhação, sofreram discriminação com verbas que vinham para ser ajudar os quilombolas, e foram desviados através de outros programas na administração passada", acrescentou Tunefis Morais. As colocações contundentes do presidente da Câmara foram acompanhadas pelo vereador Juan Montenegro, líder do governo no Legislativo municipal. "Na administração passada veio um recurso e foram desviados estes recursos; eu cobrei aqui na Câmara que fosse aplicado esse recurso", reiterou o legislador. A reportagem do O Mossoroense tentou um contato no dia passado com o ex-prefeito José de Deus para que ele pudesse se posicionar diante da acusação, mas não o localizou.

Fonte: Jornal O mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons