i

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ipanguaçu sediará o I Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras e Minorias do RN

O município de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, sedia na próxima terça-feira (13) o I Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras e Minorias do RN. A proposta do evento, promovido pela Prefeitura de Ipanguaçu em parceria com a ONG Valer e que conta diversos apoios, é discutir a promoção da igualdade racial e de minorias, não só no Rio Grande do Norte, onde existem diversas comunidades comprovadamente remanescentes de quilombos, mas em todo o Brasil. As discussões se iniciam às 08 horas, nas imediações da Câmara Municipal.

Segundo a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, o seminário se constituirá em um espaço de articulação dos organismos públicos e dos não governamentais, onde serão discutidas estratégias para a incorporação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial nas ações governamentais do Estado e dos municípios. “Este é um momento de muita importância, não só para Ipanguaçu, mas para o Vale e o RN. Dada a relevância da discussão, participam dela e a apoiam o Governo Federal, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania; a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); a Caixa Econômica Federal; a unidade do Sebrae do Vale do Açu; a Prefeitura de Assú, a de Afonso Bezerra e a COOEPIR, além da Câmara de Vereadores de Ipanguaçu”, informa.

O extenso número de apoiadores ressalta a importância dos temas a serem debatidos. “Nós, brasileiros, temos uma dívida histórica com os afrodescendentes, e isso era esquecido até poucos anos atrás. Apenas no início deste século que começaram a surgir políticas públicas nacionais para a promoção e fortalecimento da igualdade racial. E, nesse sentido, o RN está muito aquém de um processo de desenvolvimento. Ainda há muitas dúvidas por parte dos gestores sobre quais são os direitos, os deveres e até onde se pode ir”, afirma Maria Aparecida Dantas Morais, coordenadora da ONG Valer. De acordo com Aparecida, também serão discutidas na oportunidade questões referentes aos direitos das mulheres, terreiros e índios.


Programação
A Secretária Nacional de Políticas para Comunidades Tradicionais, Ivonete Carvalho, virá do Distrito Federal especialmente para participar do evento, onde discutirá o tema “A política de promoção da Igualdade Racial no Brasil e os desafios da cultura afro”.

O Dr. Epitácio Andrade Filho fará a apresentação do livro “Cangaço e Negritude” e do documentário sobre Chica Brejeira. Também haverá palestras de Edilzanira de Paula Cabral, sobre “Religiosidade Afrobrasileira”; da Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Sejuc, Clyvia Saraiva Torres, sobre “A realidade do Rio Grande do Norte no contexto da igualdade racial”; da psicóloga Lucinda sobre “Saúde da população Negra” e do Dr. Geraldo Barbosa, sobre “Desafios e perspectiva das comunidades quilombolas do RN”.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons