i

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

INSS inicia pagamento da primeira parcela do 13° a aposentados e pensionistas

inss_1

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) começou a pagar a primeira parcela do 13° salário dos aposentados e pensionistas. O pagamento será realizado até o dia 8 de setembro e está sendo feito de acordo com cronograma estabelecido pelo Instituto. A gerência executiva do INSS em Mossoró, que engloba 89 municípios, está concedendo o benefício a cerca de 200 mil pessoas.


Na maioria dos casos, o aposentado ou pensionista deve receber 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o salário depois de janeiro. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.


De acordo como gerente regional do INSS, Francisco Ozimar da Silva, a antecipação do benefício é satisfatória. "São valores que servirão para quitar as dívidas, adiantar algumas contas, e injetar a economia local", destaca.


Francisco Ozimar faz um alerta para os beneficiários que receberão a primeira parcela do 13°. "É preciso ter muito cuidado, pois esse é um orçamento extra, então se pode ter perspectiva de um crescimento mensal na renda baseada nessa antecipação", orienta o gerente regional do Instituto.


Para a aposentada Marinete Freire, o dinheiro extra será bem-vindo. Ela conta que utilizará a quantia para quitar algumas dívidas. "Eu gostei de saber que essa parcela vai sair agora. Vai servir para eu pagar algumas contas, e comprar algumas coisas", revela a aposentada.
Apesar da antecipação, a aposentada afirma que o salário deveria ter sofrido um reajuste maior que o ocorrido no início do ano. "É muito pouco, a presidente deveria ter dado um aumento maior, mas estou satisfeita com a antecipação do 13°", diz.


Em todo o Brasil, 24 milhões de pessoas serão beneficiadas com a primeira parcela do 13° salário, o que representa uma de injeção de cerca de R$ 10 bilhões na economia do país.

Fonte: O mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons