i

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Anac analisa falhas na cerca de proteção

Os frequentes casos de invasão de animais à pista do Aeroporto Dix-sept Rosado estão sendo analisados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), através do 3° Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), enviou parecer técnico a Anac sobre o problema.

A assessoria de imprensa da Anac informa que o parecer está sendo analisado. Entretanto, "a Anac ainda não tem opinião definida quanto às violações às superfícies de proteção do Aeroporto Dix-sept Rosado", adianta a assessoria de imprensa.

Técnicos da Anac podem retornar a Mossoró para verificar in loco o problema, que pode resultar em sanções ao Aeroporto. "O parecer técnico mostra evidências de que a cerca de proteção esta sujeita à invasão de animais", reforça a assessoria de imprensa, sem informar que tipos de sanções podem ser aplicadas ao Aeroporto.

O acesso de animais à pista de pouso e decolagem do Aeroporto Dix-sept Rosado é algo corriqueiro, sendo um problema antigo.

A cerca de proteção do entorno do Aeroporto apresenta muitas falhas, sendo facilmente superada pelos animais.
Pousos e decolagens já foram abortados por conta da presença de animal na pista.
O diretor regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN), Newton Rêgo, reconhece o "problema antigo", mas garante que providências estão sendo tomadas. "Sempre que aparece um buraco na cerca a gente vai lá e fecha", declara.

Newton Rêgo justifica que não se trata de um problema exclusivo do aeroporto de Mossoró. "Você vai a Fortaleza e encontra o mesmo tipo de problema no aeroporto de lá", compara.
O diretor acrescenta que a localização do aeroporto, "entre duas favelas", potencializa o problema.

Entretanto, Neyton afirma que um projeto está sendo preparado pelo Governo do Estado, na Secretaria Estadual da Infraestrutura, para restaurar o aeroporto. "É coisa para esse ano ainda", garante.

A reportagem tentou falar sobre o projeto com a secretária estadual da Infraestrutura, Kátia Maria Cardoso Pinto, mas não conseguiu.

PROFAA
O acesso de animais à pista do aeroporto é um problema que já deveria ter sido sanado. Por duas oportunidades, o Governo do Estado desperdiçou recursos enviados pelo Governo Federal, através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). Em 2008, foram mais de R$ 1,6 milhão que não foi liberado porque o Estado não atendeu os requisitos necessários.

Fonte: MAGNOS ALVES
Da Redação do Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons