i

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu atingiu 100% das crianças na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Iniciada no último dia 18 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio teve resultado bastante positivo Ipanguaçu. De acordo com dados confirmados pelo Ministério da Saúde, o município, localizado na região do Vale do Açu, extrapolou a meta e imunizou 100% das crianças menores de cinco anos.

A meta do Governo Federal era vacinar 95% do público alvo. No total, segundo a secretaria de Saúde de Ipanguaçu, 1.291 crianças foram vacinadas. “Esse resultado só foi possível graças aos esforços de toda a equipe, especialmente, graças às orientações dadas às famílias”, frisou a secretária Sumaira Fonseca.

A vacina contra a Poliomielite contém uma suspensão dos três vírus da doença, que está fora de circulação no Brasil desde 1989. Segundo o Ministério da Saúde, a Pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A infecção se dá principalmente por via oral.

As crianças tomam apenas duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons