i

domingo, 24 de abril de 2011

Municípios se armam contra o mosquito

A luta conta o mosquito da dengue é dura. Mas se um plano de "guerra" for bem elaborado, a vitória será da sociedade e o Aedes aegypti desaparecerá.

Cientes disso, as prefeituras estão se mobilizando para fazer frente ao mosquito. Planos de combate e prevenção à dengue estão sendo colocados em prática. Cada município procura uma forma de vencer o mosquito.

Em Assú, por exemplo, o Plano Municipal de Combate à Dengue conta com a participação das principais secretarias com o intuito de mobilizar o maior número de servidores municipais e, consequentemente, uma maior parcela da população.

Assim, além da Secretaria da Saúde, o combate ao mosquito também é feito pelas secretarias do Desenvolvimento Social, Educação, Comunicação, Serviços Públicos e Obras. "Cada secretaria preparou as suas ações que agora estão sendo desenvolvidas através de um cronograma", explicou a secretária da Saúde de Assu, Lucianny Edja Guerra.

Um dos focos das ações são as escolas, com um trabalho voltado para os alunos das 4ª e 5ª séries. Eles participam de palestras com agentes de endemias e depois colaboram com a limpeza do bairro onde a escola está instalada. "Transformamos as crianças em multiplicadores. Isso insurge uma convocação natural para que toda a sociedade participe dessa luta", salientou Lucianny.

No próximo dia 30, será a vez de 200 escoteiros participarem de um mutirão de combate à dengue nas localidades de Lagoa do Ferreira e Feliz Assu, que apresentam o maior número de casos da doença no município.

Ali vizinho, em Ipanguaçu, as ações de combate ao mosquito iniciaram no início deste ano e continuam sendo desenvolvidas pelos profissionais da área de saúde com o apoio de outras secretarias.

Na última quarta-feira, por exemplo, a Secretaria da Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou uma capacitação com o objetivo de intensificar o combate ao Aedes aegypti.

O foco da campanha de prevenção também está nos estudantes, sendo que todas as escolas do município estão engajadas nas ações desenvolvidas, segundo informou a coordenadora do PSE, Almeci Dantas.

A secretária da Saúde de Ipanguaçu, Sumaira Fonseca, destacou que no ano passado o índice de infestação predial do município estava em apenas 0,14%, bem abaixo do limite considerado fora de área de risco que é de 1%.

Sumaira alertou, porém, que o combate precisa ser feito ostensivamente em parceria com a população. "A Prefeitura vem realizando ações sistemáticas de combate ao mosquito, entre elas, palestras em instituições de ensino, distribuição de panfletos informativos nas ruas e visitas dos agentes de endemias e saúde nas residências", elencou.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons