i

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ipanguaçu discute sobre Segurança Alimentar e Nutricional


A prefeitura Municipal de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Administração em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social realizaram nesta quarta-feira, dia 13, nas dependências da Câmara de Vereadores do município o I Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O fórum aconteceu como objetivo promover a articulação e integração dos órgãos, entidades da administração pública, não governamentais e sociedade civil para que possam ser criadas as políticas públicas que garantam o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente às famílias.

Segundo a nutricionista, Virginia Nereyda, a segurança alimentar e nutricional é prevista na Lei Federal 11.346, de setembro de 2006, e consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

“A segurança alimentar é um dos problemas mais importantes de saúde pública em todo o mundo. Nos tempos modernos, a distribuição dos alimentos é global, por isso, se um alimento se torna perigoso para a saúde, o risco de disseminação alargado de doença é elevado. As causas têm de ser identificadas rapidamente e os consumidores precisam ser informados do perigo” disse a nutricionista.

A vice-prefeita, Vera Lúcia, destaca que a segurança alimentar é um fator de grande importância para o poder publico municipal, garantir total segurança na alimentação escolar é um dos fatores primordiais. “A Segurança alimentar e nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, por isso é necessário criar políticas publicas que ajudem a melhorar a qualidade dos alimentos, mudando o habito alimentar das famílias” frisa a vice-prefeita.

No fórum foi proposto a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CMSAN). A criação do conselho é uma das solicitações da comissão do pró-selo UNICEF de Ipanguaçu, para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons