i

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Açude Pataxó sangra, mas não preocupa

O Açude Pataxó, localizado no município de Ipanguaçu, sangrou na manhã dessa terça-feira, 12.
Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Luis Alberto da Silva, por volta das 10 horas da manhã, a água do açude lavou a parede de contenção chegando a uma lâmina de água de quatro centímetros.O sangramento foi provocado pela água que desceu do Açude Angicos, que também sangrou no início da semana por conta das fortes chuvas do final de semana.
O sangramento de um açude geralmente é motivo de comemoração, mas, nesse caso, o despertar do Açude Pataxó trás muito mais preocupação.

A população das comunidades próximas ao reservatório teme novas cheias, que tantas vezes já castigaram milhares de famílias.
Porém, ainda não há motivo para preocupação.
Luis Alberto da Silva explicou que a água do Açude Pataxó só atinge a cidade se houver um sangramento com uma lâmina de água superior a 70 centímetros. "O sangramento do açude não representa qualquer risco para a população. Está tudo sobre controle, normal", garantiu Luis.

O coordenador da defesa civil ressaltou também que as cheias que castigam Ipanguaçu são causadas pelo sangramento da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no município de Itajá, que atualmente está a 1,8 metro de sangrar.

Luis Alberto reiterou que a população deve ficar tranquila e informou que a Prefeitura já elaborou um plano de contenção como forma de prevenção para caso de nova enchente. "Devemos lembrar também que as chuvas não estão sendo fortes nas cabeceiras dos açudes e barragens que mandam água para o Açude Pataxó", acrescentou.
O Açude Pataxó tem capacidade de 24,5 milhões de metros cúbicos de água e o seu sangramento em larga proporção atinge principalmente as localidades de Maria Romana, Ubarana, Frei Damião e Manoel Bonifácio.


Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons