As chuvas deste ano fizeram as primeiras vítimas no município de Ipanguaçu. O nível do sangramento do Açude Pataxó subiu durante o final de semana e algumas famílias tiveram que deixar as suas casas na tarde desta segunda-feira, 25.
Segundo o presidente da Defesa Civil Municipal, Luis Alberto, a água começou a invadir as casas por volta das 15 horas, forçando a remoção de oito famílias. "Cerca de 25 pessoas foram alojadas no Centro Social da localidade", informou.
Cerca de 15 residências foram atingidas pela água, mas apenas seis ficaram alagadas. "As demais ficaram cercada pela água, mas não houve invasão", relatou Luis Alberto, que esteve no local.
O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, também acompanhou a remoção das famílias e, no momento, prometeu dar total assistência a todos os atingidos. "Vamos alojar e garantir assistência médica e alimentos para todas as famílias", declarou.
Luis Alberto informou que uma reunião de emergência foi realizada com todas as secretarias municipais, que participarão ativamente de todas as ações que se tornarem necessárias. "A secretaria da Saúde, por exemplo, já disponibilizou uma assistente social para atender as famílias atingidas", contou.
As casas atingidas ficam localizadas no bairro Maria Romana, mas outros três bairros - Ubarana, Manoel Bonifácio e Frei Damião - estão na rota de risco em caso de enchente.
Felizmente, Luis Alberto informou que a água recuou já no final da tarde de ontem e o momento é de tranquilidade. "O problema está estabilizado. A tendência é que a água baixe por conta da falta de chuvas na região durante o dia de hoje (ontem)", explicou, já no início da noite.
Luis Alberto ressaltou que por enquanto não existe motivo para preocupação. "O Açude Pataxó está com a sangria diminuindo e a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (em Itajá) ainda está a cerca de 70 centímetros de sangrar", observou.
O presidente da Defesa Civil também destacou que a Prefeitura está acompanhando tudo, visitando açudes, entradas de rios, cabeceiras e barragens.
Fonte: MAGNOS ALVES Da Redação do Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário