i

quinta-feira, 31 de março de 2011

Edital deve ser lançado em maio

Ellen Dias
Da Redação do Jornal de Fato 

O edital para a realização do concurso público para professor da rede estadual de ensino deve sair em maio. A decisão foi tomada em um acordo entre o Governo do Estado, o Tribunal Regional de Tributação (TRT 5a. Região) e a 4a. Vara da Fazenda Pública de Natal. 
Pelo acordo, os professores e estagiários contratados em medida de urgência para completar o quadro de docentes de 2011 devem permanecer nos cargos até o final do ano.
Porém, para 2012, a exigência é de que o Estado inicie o ano letivo apenas com docentes concursados. Deste modo, a realização do concurso deve ocorrer até o final de 2011. 
Em todo o Rio Grande do Norte, a rede pública estadual conta hoje 900 estagiários e 1.700 professores contratados.

Em abril, técnicos da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) farão o levantamento das necessidades de cada município, por escola, professor e disciplina. A quantidade de vagas deve ser semelhante à quantidade de contratados em caráter provisório atualmente. 

Em Mossoró, a rede publica estadual tem hoje 20 estagiários, mas segundo a diretora da 12a. Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes (DIRED-Mossoró), Magali Nogueira, a necessidade ainda é superior a 30 profissionais. As vagas estão em aberto para diversas áreas. Estudantes universitários cursando a partir do 5° período podem procurar a Dired para tentar uma dessas vagas. 

Já o número de professores contratados é de 89 profissionais. Ao todo, a necessidade no município é de 235 professores.
"Esses dados estão sempre mudando. Não há como dizer um dado preciso. Isso só o levantamento vai dizer de certeza", explica Magali.

A diretora da Dired Mossoró mostra-se esperançosa em relação à realização do concurso. "Vai ser muito bom, teremos gente nova, pessoas novas para compor nosso quadro efetivo", declarou.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons