i

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Livro é lançado na 15ª Jornada pedagógica em Ipanguaçu


Foi lançado na manhã desta terça-feira (08) o livro do escritor e pesquisador goiano, Wagner Bezerra, durante a 15ª jornada pedagógica 2011 do município de Ipanguaçu. O lançamento aconteceu no auditório do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da cidade. O livro foi o primeiro lançamento nacional, seguindo a estratégia de fazer alcançar o público das escolas públicas.


Wagner Bezerra é mídia-educador e pesquisador, escritor nas áreas de Educomunicação e Alfabetização Midiática. E autor do livro Manual do telespectador insatisfeito. Atuou como documentarista, diretor e roteirista do média-metragem O semeador de livros. É diretor e roteirista de programas de educação à distância, como TV Escola e Plantão da Língua Portuguesa, produzidos na TVE/RJ, entre 1996 e 1998. Graduou-se em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar), com especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O autor destaca, a mídia como um aliado na educação. O beneficio ou maléfico da TV e da internet dependendo da maneira responsável de seu uso e ai os pais e professores têm um papel importante. É com este propósito que O Segredo da Caverna foi escrito, utilizando uma fabula para discutir o assunto. 

“É um livro para crianças e adolescentes, mas que todo adulto deve ler para pensar melhor na hora de desligar ou ligar a TV e também é uma boa ferramenta para saber como falar com os filhos” frisa Wagner que ainda mediou à palestra sobre, Metodologias Midiáticas: Em busca de uma comunicação inclusiva no campo, durante a realização do lançamento.

O livro 

Imaginem uma caverna muito profunda e escura. De tão escura, que a luz só penetra vestida de sombras. Lá, a realidade é somente aquilo que se consegue ver por entre as próprias sombras. De tão profunda, a caverna mais parece um túnel sem-fim. Ela é toda escarpada, cheia de ribanceiras e desfiladeiros, como uma montanha íngreme quase impossível de ser transposta ou escalada. Nesse lugar habita um povo que vive acorrentado! É a história desse povo que Wagner Bezerra se propõe a contar no livro "O Segredo da Caverna: A fábula da TV e da internet.

O livro está disponível para venda na Editora Cortez e pela internet. O texto convoca a família e a escola a atuarem como protagonistas da alfabetização para os meios de comunicação, em especial a TV e a Internet. O texto posiciona-se como auto-ajuda para a relação entre mídia, crianças, jovens, pais e professores.

A jornada

Além do lançamento do livro, a 15ª Jornada Pedagógica traz palestras e oficinas que discutem o tema proposto para este ano: “Currículo Escolar e Gestão de Ensino: ideais libertários de educação do campo e metodologias midiáticas”.

Segundo adiantou a professora Jeane Dantas Bezerra, nesta quarta-feira (09) a programação segue com a prestação de contas 2010 - Divulgação e discussão dos resultados educacionais do ano letivo de 2010 na rede municipal de ensino, e o início das atividades dos ateliês de Formação.


Fotos:









 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons