Ficou para hoje a primeira reunião do Consórcio Intergestores Vale Unido, o Grupo dos 12 prefeitos, como é mais conhecido. Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foram convocados para darem explicação sobre a ponte Felipe Guerra, sobre o rio Açu, e a situação dos açudes que, se voltarem a transbordar com o inverno, causarão novas enchentes na maioria das cidades do Vale do Açu.
Nesta semana, a Defesa Civil do Governo do Estado divulgou o levantamento dos municípios que estão na área de risco, sujeitos a inundações, caso se confirme o inverno rigoroso. Junto aos órgãos federais e estaduais, a Defesa Civil está fazendo notificação para a correção dos problemas considerados mais urgentes. Um deles é o caso da ponte Felipe Guerra, na BR-304, que apresenta problema num dos pilares.
A Defesa Civil observa que as bases que foram colocadas para reforçar esse pilar durante o trabalho de recuperação ainda estão no local. O Dnit, através do chefe de engenharia, Otoniel Campos, garantiu que esse problema foi superado, no entanto, parece não ter convencido as autoridades e prefeitos.
"No caso da ponte Felipe Guerra, que tem 600 metros de extensão na BR-304, o Dnit foi notificado pelo Governo do Estado e determinou providências para sanar o problema", informou o titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez.
O relatório observou ainda que existe uma erosão na parede externa da barragem do Pataxó, mostrando a falta de manutenção da barragem. O defeito nas comportas impossibilitou a realização de suas aberturas para dar vazão e diminuir o nível das águas.
Para isso, o Dnocs também está sendo notificado. "Precisamos da atuação de todos, num trabalho conjunto e sequenciado para evitar dificuldades maiores à população", reforçou Thiago Cortez.
A preocupação do presidente do G-12, Luizinho Cavalcante, que convocou o grupo antes da divulgação do relatório do governo, mostra a preocupação dos gestores com a infraestrutura de seus municípios para enfrentar a chuva. Os prefeitos de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Assu, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Guamaré, Macau, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Serra do Mel, esperam que os representantes das autarquias apresentem soluções com relação aos reservatórios e a ponte, no objetivo de tranquilizar a população da região. A reunião acontecerá às 10h na Câmara Municipal de Itajá.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário