i

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AGENTES DE ENDEMIAS DE IPANGUAÇU DÃO INICIO AS ATIVIDADES CONTRA A LEISHMANIOSE

Após a reunião na sexta-feira (06),  que os agentes de endemias tivera com técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap).Os técnicos passaram para os agentes de endemias do município de Ipanguaçu, como proceder durante as visitas nas residências onde existem cães com a leishmaniose.
Nesta semana os agentes colocaram em prática as orientações repassadas e iniciaram o trabalho pelo Conjunto Habitacional Presidente Lula. Os técnicos Matarazo Almeida e Antonio Carlos da Ursap acompanharam os agentes de endemias para o recolhimento das primeiras amostras de sangue dos animais.

A coordenadora responsável pelos agentes de endemias no município de Ipanguaçu, Maria Zélia Novo, conta que 100 amostras de sangue serão enviadas para a análise, e os cães que forem constatados com a doença serão sacrificados para que a doença não possa ser transmitida aos moradores e a outros animais.


Campanha anti-rábica

A campanha anual
anti-rábica  iniciará no município na próxima segunda-feira (23), o controle da doença será feita em cães e gatos, segundo Zélia Novo, a raiva não tem cura, pode provocar a morte e só a vacina protege o animal da doença. “Cães e gatos acima de um ano têm que ser vacinados. A Raiva é transmitida para o homem através da mordida ou lambida do animal doente em machucados e feridas”, explicou. Ainda segundo a coordenadora, além da agressividade, os sintomas de um cachorro ou gato doente, é a perda de peso e o excesso de baba.


A vacina é cedida pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde do Estado e é gratuita.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons