i

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Gripe A: vacinação inicia em março


O Ministério da Saúde comunicou nesta terça-feira, 26, que a partir de março será iniciada a vacinação nacional contra a pandemia de Gripe A. Em nota divulgada à imprensa, o Ministério esclarece que serão priorizados os profissionais de saúde, gestantes, indígenas e população com doenças crônicas - excluindo pessoas acima de 60 anos, que receberão suas doses na campanha nacional de vacinação.
Entre 8 a 19 de março, os profissionais de saúde e os indígenas serão vacinados. Já entre os dias 22 de março e até 2 de abril serão imunizadas aquelas pessoas com doenças crônicas, como obesidade mórbida, doenças cardíacas e respiratórias e diabetes, além de crianças entre seis meses e dois anos de idade. As crianças de 6 meses a 2 anos receberão duas meias doses, sendo que a segunda poderá ser dada a partir da terceira semana depois da primeira. A terceira etapa, de 5 a 23 de abril, atenderá pessoas entre 20 a 29 anos. Os maiores de 60 anos com doenças crônicas serão vacinados na quarta etapa, entre 24 de abril e 7 de maio. As grávidas poderão ser vacinadas ao longo de toda a campanha, independentemente do momento de sua gestação, informou o Ministério da Saúde.
No Rio Grande do Norte, segundo dados do último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública, a Gripe A já teve 1.439 casos notificados com 90 confirmados, 173 descartados e 13 pessoas vieram a óbito acometido pela doença. Desses casos confirmados, 86 pessoas eram residentes no Rio Grande do Norte. No que se refere ao esquema de vacinação, o responsável pelo Comitê de Combate a Gripe A em Mossoró, Luís Gomes, as orientações acerca da vacinação ainda não foram repassadas. No entanto, o responsável explica que a estrutura municipal de saúde seguirá a orientação nacional. "Nós estamos esperando o Ministério repassar como faremos", diz ele acrescentando que mais dois casos de Gripe A foram confirmados em Mossoró, de um total de cinco exames realizados, o que totaliza 3 casos da doença confirmados, com um óbito já incluído no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Dos demais exames, 2 foram descartados e 1 atestou como inconclusivo. A Secretaria ainda aguarda o resultado de mais 40 exames feitos.
CARNAVAL
Com o período de carnaval se aproximando, os profissionais de saúde envolvidos na prevenção e combate da Gripe A orientam a população a evitar aglomerações em demasia. O uso de máscaras como forma de combater o contágio não é visto como um método 100% eficaz para muitos especialistas. "A orientação seria evitar esses locais, não sendo possível é preciso ficar atento a infecções respiratórias seja ela qual for e procurar logo um hospital ou unidade de saúde básica caso o paciente não esteja se sentindo bem. É também importante sempre lavar as mãos a fim de evitar contaminação", explica o médico infectologista do Hospital Rafael Fernandes, Alfredo Passalaqua.


Vacinação atenderá doentes crônicos
 

Entre as pessoas aptas a tomar a vacinar estão aquelas com doenças crônicas. Para o Ministério da Saúde, que segue parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), poderão tomar a vacina, entre os dias 22 de março a 2 de abril, aquelas acometidas pelas seguintes doenças: obesidade grau 3 - (crianças; adolescentes e adultos), doenças respiratórias crônicas desde a infância, asmáticos (formas graves), doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular), imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico), diabetes mellitus, doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral), doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise), doença hematológica hemoglobinopatias), pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki), portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca e por fim portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

FONTE: O mossoroense
Paulo Sérgio Freire
Da Redação


Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons