i

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Inep deve divulgar nesta quinta-feira resultado do Enem 2009

  O reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Josivan Barbosa, confirmou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) deve divulgar amanhã o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado nos dias 5 e 6 de dezembro. A divulgação estava prevista, inicialmente, para o dia 5 de fevereiro. Assim, o estudante vai poder fazer a escolha dos cursos para os quais pretende concorrer em um sistema de seleção feito pelo próprio Ministério da Educação (MEC). A previsão é que a seleção já possa ser feita a partir de sexta-feira.



Mais de quatro milhões de pessoas se inscreveram ao Inep. No Estado do Rio Grande do Norte, foram 87.820 candidatos. Josivan Barbosa disse que, durante uma reunião ocorrida na semana passada entre a Secretaria de Educação Superior (SESU) e mais 14 representantes de universidades federais do país, foi discutido como serão os procedimentos de matrícula e a escolha dos cursos pelos aprovados no Exame. "Os estudantes terão cinco dias após essa data para escolher e se inscrever ao curso de graduação e 9 dias para efetuar a matrícula, que só poderá ser feita presencialmente", disse Josivan Barbosa, acrescentando que todo o processo será feito através do site do Inep (www.inep.gov.br)


O MEC ainda avalia em quantos cursos o estudante vai poder tentar matrícula. Inicialmente, o candidato poderia marcar cinco opções; depois, esse número foi reduzido para três, mas o órgão ainda avalia se o total de possibilidades pode ser modificado. Ele terá um prazo definido pelo sistema para fazer a escolha.
Com a nota do Enem em mãos, o estudante vai conseguir saber se ela será suficiente para entrar no curso. Cada universidade ou instituição pode definir pesos diferentes para as notas das provas e o sistema vai fazer a ponderação automática. Segundo o ministério, a Secretaria de Educação Superior já está pronta, aguardando as notas.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons