i

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Prefeito Leonardo Oliveira inaugura feira da agricultura familiar



Feira e aberta a população gerará 80 empregos diretos.


A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a EMSTER local e o Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS), lançou na manhã de hoje (17) oficialmente a Feira da agricultura Familiar ou Feira Popular como será mais conhecida no centro da cidade de Ipanguaçu.

A feira beneficiará 80 famílias da zona rural e urbana, nesta sexta o Prefeito Leonardo da Silva Oliveira fez a abertura do projeto idealizado pela Secretaria de Agricultura e a Prefeitura. Centenas dos agricultores do município se fizeram presente na cerimônia de inauguração que aconteceu no clube municipal, que contou com a presença de vereadores, sindicalistas, movimentos sociais e o Projeto Esperança que apresentaram com o coral, teatro  e coral de flautistas.

Prefeito Leonardo Oliveira, visita a feira e conversa com os feirantes incentivando com a nova geração de renda.

O prefeito Leonardo Oliveira frisa que a feira trará mais rentabilidade as famílias dos agricultores tornando a economia agrícola mais forte, possibilitando um maior rendimento na comercialização de seus produtos. O prefeito destaca a variedade de produtos que pode ser vendido na feira. “Andando pela feira pude comprovar a diversidade de produtos; melancia, jerimum, ovos, galinha, verduras, frutas, salgados e o artesanato que enriqueciam toda a feira, agente podia comprar o que queria e o que não queria, para o primeiro dia estava bem diversificada” destaca Leonardo, concluindo que é necessário valorizar os produtos que são produzidos no município, e o agricultor que sempre está com as mãos na terra trabalhando para sustentar a família.

Com o objetivo de inserir os pequenos agricultores familiares do município na economia local, de modo a gerar renda para que possam manter suas famílias com as condições mínimas de sobrevivência através das capacitações com uma visão empreendedora rural, possibilitando maior rendimento na comercialização de seus produtos, fortalecendo os laços de cooperação e solidariedade entre produtores e consumidores.

A agricultora,  Sônia Alexandre, mostra suas verduras e frutas sem agrotóxicos com muita alegria. 
A agricultora de produtos orgânicos e agora feirante, Sônia Alexandre da Costa, destaca como momento impar para a agricultura do município, onde agora se senti orgulhosa de ser agricultora, mais frisa que é necessário seguir a diante para um maior crescimento. “Hoje podemos sim, dizer que da para cultivar e comercializar os nossos produtos, com a expansão do compra direta  e a parceria da Emater, Conab, IFRN e agora a Prefeitura com a feira, que fortalecera ainda mais a agricultura do município”  

A Feira da agricultura familiar acontecerá todos os dias, a critério dos feirantes, mais na sexta-feira foi definido pela prefeitura como o dia da feira popular no município. O governo municipal e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) esta investindo cerca de R$ 116.234,00. Os feirantes contaram com equipamentos que proporcionarão a padronização, de modo a garantir a higienização e a qualidade dos produtos comercializados. No total todos foram distribuídas 80 barracas completas, 80 balanças eletrônicas para 15 kg, Kit de padronização com aventais, camisetas, bonés, e também 03 tonéis de 1200 Litros, 320 caixas contentoras.

Para participar da feira os feirantes passaram por uma capacitação onde o Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS), foi o responsável que realizou uma serie de capacitações com os beneficiados que aprenderam corretamente a comercialização dos produtos, empreendedorismo, técnicas de vendas, técnicas de cultivo, higienização, manuseio de alimentos.
Esteve presente a vice-prefeita, Vera Lúcia; os vereadores Juan Montenegro, Thalita Marinho, Jaires Azevedo, Francisco Romão; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Ferreira; secretária adjunta da Assistência Social,Francisca Rodrigues; representante do NDS, Maria de Lourdes Medeiros; a coord. da Emater/Ipanguaçu, Fernanda Santana; o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, João Batista Moura, entre outras autoridades e a comunidade em geral. 


Atualizado...
Veja as fotos da feira:

















































Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons