i

terça-feira, 3 de agosto de 2010

VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE INICIA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA EM IPANGUAÇU

 Em Junho 1.316, cerca de 99,55% das crianças foram imunizadas.  

 A partir desta segunda-feira (09) as "Criancinhas" de Ipanguaçu deverão receber a segunda dose para combater a poliomielite.

As crianças de zero a cinco anos do município, como em todo o Brasil, vão receber a segunda dose da vacina contra poliomielite. A meta é que cerca de 95% das crianças sejam imunizadas. Na primeira dose que foi realizada no mês de Junho 1.316, cerca de 99,55% das crianças foram imunizadas.  
“As crianças que tomaram a primeira dose precisam receber a segunda dose. Elas poderão receber, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como tetra-valente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B”, conclui Canindé Bezerra.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Pólio se encerra no dia 15 de setembro.
O Brasil é considerado um dos países livres da poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que o vírus da poliomielite é bastante ativo. Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, as pessoas de tais países podem acabar chegando ao Brasil com o vírus circulante da doença. Por isso é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos de 0 a 5 anos dessa doença, que causa a paralisia infantil.

Para que uma região seja declarada livre da poliomielite, deve-se ter pelo menos três anos livre ou sem nenhum caso de pólio e o país deve ter capacidade de detectar, notificar e reagir aos casos de pólio

A DOENÇA - A Poliomielite (Pólio) é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons