i

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE IPANGUAÇU APRESENTA PROJETO EM FÓRUM DE REDE POTIGUAR DE ESCOLAS LEITORAS

Educadores se reuniram para criar um documento em Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores.

A 5ª edição do Encontro Estadual do Fórum da Rede Potiguares de Escolas Leitoras, que ocorreu nesta ultima quinta-feira (22), na Assembléia Legislativa, reuniu propostas e debates para o documento “Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores” que será entregue aos governantes do RN, e apresentado durante o 4º Seminário Prazer em Ler, que será realizado nos dias 02 e 3 de setembro na capital Potiguar.

Aloma Daiany, apresentando o projeto "Ipanguaçu cidade que lê"

A professora de Língua Portuguesa, Aloma Daiany Farias, apresentou o Projeto “Ipanguaçu cidade que lê”, que foi implantado no início de 2009 buscando incentivar a leitura literária, através de baús com livros que são levados para as salas de aula semanalmente, onde os professores promovem nas salas de aula a interação dos alunos com o livro. Segundo Aloma, os trabalhos de leitura e produção de textos que os alunos desenvolvem durante todo o ano são apresentados no final do ano letivo, junto com as encenações das obras literárias trabalhadas. “Neste evento intitulado como Fest Leitura reunimos todas as escolas municipais para mostrarem seus trabalhos durante as comemorações de emancipação política da cidade. Os alunos das nossas escolas participam desde a educação infantil até Educação de Jovens e Adultos (EJA) trabalhando o projeto que vem dando bons resultados,” conta a professora.


Cássia de Melo, coordenadora pedagógica conta que a Secretaria de Educação do município vem desenvolvendo um trabalho fundamental que busca incentivar a pratica da leitura. “No projeto ‘Prefeitura nas Comunidades’, a SME levou para a comunidade de Picada uma tenda literária, com contadores de histórias, com a árvore do conhecimento, pescaria do saber,  varal da poesia e distribuição de livros e revistas onde a comunidade foi convidada a pratica da leitura” conta a coordenadora.


A Secretaria de Educação do município estará apoiando também a primeira Semana de Línguas que acontecerá na Escola Adalberto Nobre na comunidade de Tabuleiro Alto. O professor da escola responsável pelo evento, André Magri, ressalta que as atividades acontecerão de 04 a 06 agosto, onde os alunos terão a oportunidade de vivenciar as diversificadas práticas que envolvem o idioma materno, e mostrarão os matérias confecionados durante o segundo bimestre. 


O fórum foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com Instituto C&A, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), a Assembléia Legislativa, as prefeituras de Natal e Parnamirim e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O objetivo do fórum, segunda a coordenadora do Projeto Escolas Leitoras, Cláudia Santa Rosa, é mobilizar e sensibilizar a sociedade, educadores, secretários municipais de educação e gestores públicos para a criação de uma política pública de promoção da leitura literária no Rio Grande do Norte.



Um comentário:

Edna Francisca da Costa França disse...

Foi uma participação de grande valia! Poder externar à comunidade leitora estadual os projetos que privilegiam o incentivo à leitura em nossa cidade é valioso e instigante!

Prof. André Magri

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons