i

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Erradicar lixões é desafio para cidades do RN

 
Luizinho quer pressa na implantação do programa de resíduos sólidos. 
  
O prefeito de Carnaubais, na condição de presidente do G12, acompanhou a apresentação do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos, medida que visa erradicar os lixões nas cidades. Quem expôs um balanço da situação no Rio Grande do Norte e adiantou o avanço do programa em outras regiões, foi  o presidente da Caern, Sérgio Pinheiro. “O Governo do Estado implantará unidades de reciclagem, aterros sanitários e estações de transbordos nas 25 cidades beneficiadas”. O projeto foi mostrado detalhadamente através de slides na tarde desta terça-feira em reunião ocorrida no escritório da Flona, em Assu. Dos 25 prefeitos convidados, somente 15 municípios estiveram representados. Os secretários de meio ambiente de Carnaubais, Macau e Areia Branca mostraram a experiência da coleta seletiva em suas respectivas cidades.
        
Em tempo: O prefeito Luizinho se reunirá na segunda-feira, 19, com os representantes da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos para tratar da efetivação do consórcio. “Vamos ver se é melhor fazermos um aditivo no estatuto do G12 ou criarmos um consórcio para cuidar especificamente da operacionalização do aterro sanitário no Vale do Açu”, explicou.

Em tempo II: A previsão é que em breve os gestores municipais assinem o protocolo de intenções da autarquia que integrará 25 municípios através de consórcio oregional em parceria com o Banco Mundial, Pro-água, ANA, governo estadual e federal. No Seridó, o consórcio intermunicipal já está em fase avançada aguardando apenas a construção do aterro.  

Fonte: Toni Martins

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons