i

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Santa Rita sob devoção e lágrimas

Manifestação de fé marcou inauguração da maior estátua cristã do mundo em Santa Cruz

O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita foi inaugurado sábado, em Santa Cruz, sob forte emoção dos milhares de devotos de várias cidades do Rio Grande do Norte que compareceram ao local. A missa realizada na praça da matriz durou cerca de duas horas e levou muitos fiéis às lágrimas. "Hoje é um dia muito especial, eu adoro Santa Rita, ela mora no meu coração", disse a dona de casa Maria Enedina da Conceição, de 72 anos, que veio de Parnamirim para a inauguração da maior imagem católica do mundo.

Alex RégisFiéis participam das celebrações na inauguração da imagem de Santa Rita de Cássia
Após a missa os devotos seguiram em procissão luminosa para o Alto de Santa Rita, orando e cantando hinos de louvor à santa. O trajeto de aproximadamente 3km foi percorrido por mais de vinte mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Adultos, crianças, idosos, pessoas de todas as idades que por devoção à Santa Rita não desistiram da caminhada.

"Eu vim andando desde a igreja até aqui e valeu muito a pena. Olha como Santa Rita é linda, que imagem maravilhosa. É uma alegria muito grande estar aqui", disse a aposentada Olívia Maria da Conceição, de 81 anos. Ela não foi a única. Chamava a atenção a quantidade de idosos que acompanharam toda a procissão sem esmorecer. O trajeto além de longo era cansativo, já que no final uma parte íngreme dificultava a chegada ao complexo, mas ninguém desistia. "Não foi fácil chegar até aqui, a subida é grande, mas Santa Rita me ajudou", disse o aposentado Artelino Jerônimo dos Santos, de 76 anos, que foi acompanhado do neto de 8 anos.

A devoção do povo da cidade por Santa Rita de Cássia vem das origens, segundo o padre Aerton Sales, reitor do Santuário. "O fundador da cidade era devoto da santa e a primeira igreja do município foi de Santa Rita", disse. "A imagem de Santa Rita é linda, muito grande, majestosa, mas não é maior que a fé e o carinho que nós temos por ela", completou o padre.

Com 50 metros de altura, além dos seis do pedestal, a imagem de Santa Rita encantou e emocionou a todos. Autoridades, fiéis, pessoas simples, outros muito bem vestidos. O que aconteceu em Santa Cruz foi a inauguração de uma obra que pode, de fato, mudar a realidade econômica do município, mas muito além disso, foi a concretização do sonho de um povo que adora com todas as forças a santa das causas impossíveis.

Entre os presentes, era comum o comentário de que a imagem é a realização de um sonho antigo. "Para quem viu a construção dessa imagem desde o começo, pedra sobre pedra, ver agora ela enorme, imponente, linda, não tem palavra no mundo que descreve o sentimento da gente hoje. Nosso sonho se realizou", disse a comerciante Maria Conceição dos Santos, 54 anos.

Para a dona de casa Ana Socorro da Silva a imagem de Santa Rita agora é a riqueza da cidade. "Santa Rita de Cásia é a nossa padroeira, nossa protetora, essa imagem é uma homenagem maravilhosa e merecida. Agora essa é a riqueza de Santa Cruz", disse.
 
Fonte: DN
 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons