i

segunda-feira, 28 de junho de 2010

DEM oficializa nomes de Rosalba e Robinson ao Governo do Estado


O presidente estadual do Democratas, senador José Agripino Maia, voltou a cutucar a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que disputará uma cadeira no Senado nas eleições deste ano. Na convenção que homologou a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado, bem como a do próprio Agripino, o senador conclamou a militância a lutar: "vamos à luta e de mãos limpas". A indireta é em alusão ao fato de Wilma responder a alguns processos, entre os quais a condenação do STJ por uso da Procuradoria-Geral da Prefeitura de Natal no período em que ela foi prefeita. "Vou fazer uma luta pelo voto casado. Quem vota em mim vota em Garibaldi (Filho), e juntos vamos eleger Rosalba governadora. O meu gogó nunca falhou e tenho coragem para falar por todo o Rio Grande do Norte", afirmou Agripino. A convenção do DEM lotou o Palácio dos Esportes, em Natal, e foi prestigiada por líderes do DEM, PMN, PMDB, PV, PSL. Os discursos das autoridades políticas se voltaram à necessidade de retomada do crescimento e de esperança ao RN.
 
A prefeita Micarla de Sousa, que está apoiando informalmente a candidatura de Rosalba, afirmou que é sua hora de retribuir a força que recebeu nas eleições de 2008. "É a minha hora de votar e ajudar Rosalba a ser governadora do nosso Estado. Rosalba tem coração e sente o que o povo precisa. O povo há de fazer justiça e vai eleger Rosalba no primeiro turno."
O deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, afirmou que a chapa que estava sendo homologada não havia surgido em gabinetes e que o Rio Grande do Norte tem pressa. "O RN tem pressa, não pode mais esperar nem ser subestimado. Nós podemos ser um estado sem progresso. Eu confio em Rosalba para tirar o nosso estado do atraso", disse.
O candidato a vice-governador, Robinson Faria, corroborou as palavras de Rogério e afirmou que a candidatura de Rosalba ao Governo nasceu nas ruas e que abraçou o projeto da oposição a pedidos da sua região. "Estou abraçando a candidatura de Rosalba, pois quem pediu foi o povo", disse, acrescentando que a chapa majoritária é um só sentimento e que reflete o sentimento popular. "A partir de hoje vão surgir muitas rosas no Rio Grande do Norte. Que você seja a rosa da amizade, da esperança, da fraternidade, seja a rosa de Natal, das regiões, da modernidade, do cidadão sem fome, que seja a rosa de todo o povo do Rio Grande do Norte", disse Robinson.
 
O senador Garibaldi Filho (PMDB) disse, ao iniciar seu discurso, que teve uma decisão difícil para estas eleições: de se separar do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). "Senti que não poderia deixar de ouvir a voz do povo. Não era só o PMDB. Era o povo inteiro que dizia para eu votar em Rosalba. Hoje aqui estou. Tomada a decisão, tenho que dizer a vocês que foi a melhor decisão que tomei na minha vida."
 
O peemedebista também afirmou que a senadora Rosalba Ciarlini iria sair vencedora nas eleições deste ano: "você, Rosalba, preste bem atenção, vai ganhar no primeiro turno. Você vai, realmente, ganhar essa eleição no primeiro turno, e vai fazer com que tenhamos uma vitória integral, completa e absoluta. Uma vitória de cabo a rabo. Vamos ter Rosalba no Governo e Garibaldi e Agripino no Senado."

Mesmo coligado com PMDB e PV, PR ainda pode indicar vice de Iberê
 
Apesar de ter reafirmado aliança com PMDB e PV ontem, durante convenção peemedebista, o deputado federal João Maia (PR) não descartou a possibilidade de mudança se existir a brecha, por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a qual permitiria ao PR indicar o candidato a vice do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). "A situação é muito delicada. Estamos fazendo as convenções sem saber ainda se enfrentaremos mudanças nas normas eleitorais deste ano, porém nossos advogados estão atentos às possíveis alterações. O que eu posso afirmar é que, se o TSE flexibilizasse, existiria sim a possibilidade de um vice do PR ao lado de Iberê", disse o deputado.
 
A possibilidade do PR indicar o vice de Iberê vem sendo ventilada pelo PSB há algum tempo, mas esbarra na negativa do PMDB e do PV em aceitar a mudança de planos. A mudança não está totalmente descartada, uma vez que o grupo liderado pela ex-governadora Wilma de Faria poderá oficializar a candidatura de Iberê à reeleição e deixar em aberto a vaga do vice, já que o registro de candidaturas poderá ser feito até o dia 5 de julho.
O grupo governista espera pela decisão do TSE, que apresentará na terça-feira o resultado de consulta feita acerca da liberação geral de coligações partidárias.
 
Contudo, apesar da abertura exposta pelo PR, o governador Iberê Ferreira de Souza parece não estar disposto a perder mais tempo. Em Caicó, onde cumpriu agenda administrativa na sexta-feira, ele afirmou que o seu vice sairá dos partidos que o apóiam formalmente. Ou seja, o companheiro da chapa governista sairá entre o PSB, PR, PPS ou PTB.
A situação do governador não é boa. Sem um candidato a vice definido, ele chega hoje para a convenção do PSB com vários nomes em análise, entre os quais os deputados Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB) e Wober Júnior (PPS). Iberê prestigiou a convenção do PR e, ao ser indagado sobre a questão do vice, afirmou aos jornalistas que a decisão será conhecida somente hoje.

Disputa
 
Tirar o PR da aliança com o PMDB e PV tem sido o objetivo preferencial do grupo governista. Dois pontos estariam em jogo nessa disputa: garantir mais tempo de TV ao PSB e contar com o apoio formal do PMDB. A estratégia não deu certo.
O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, ameaçou ir para a oposição. A presidente do PV, prefeita Micarla de Sousa, disse que a aliança do PV com o PSB poderia até ser legalmente jurídica, mas que eticamente não era aceitável.

Grupo governista segue sem companheiro de chapa a governador
 
Foram mais de dois meses de negociação, de conversas e nada foi definido. O PSB chega hoje à convenção sem um nome para ser o companheiro de chapa do governador Iberê Ferreira de Souza. Ontem, ao participar da convenção do PR, Iberê afirmou que não havia definido e que o nome seria conhecido somente hoje.
Falou-se em Larissa Rosado, Fernando Mineiro, Hugo Manso, Lavoisier Maia, Sandra Rosado, Fátima Bezerra, Márcia Maia e Gustavo Carvalho como prováveis candidatos a vice de Iberê. O governador chegou a afirmar que o anúncio do vice causaria "surpresa", mas até hoje nada do que foi prometido aconteceu.
Primeiro o governador afirmou que o seu vice seria divulgado no dia 15 passado. Não ocorreu e o novo dia foi aprazado para 22 de junho. Também não aconteceu. O grupo governista esperava pela decisão do TSE e poder contar com o PR na aliança majoritária. O resultado da consulta, contudo, sairá só na terça-feira, 29.
 
Com isso, a engrenagem política pensada pelo grupo governista fragilizou o trabalho que se pensava fazer, nesta fase inicial da campanha, já que a ex-governadora Wilma de Faria afirmou e reafirmou que o melhor para compor a chapa governista seria o PR. Isso afastou a possibilidade de entendimento, sem problemas, com os partidos aliados.

FONTE: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons