i

quinta-feira, 17 de junho de 2010

REFORMA AGRÁRIA: TRABALHADORES DISCUTEM CELERIDADE NO PROCESSO

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu, João Batista Moura Oliveira (João das Peças) , participou ontem 17/06, de uma reunião na escola Davi Francisco da Silva na comunidade rural de Serra do Gado, ás 16hs00. Foi registrado a presença do Superintendente Adjunto do Incra/RN Mário Moacir e cerca de 40 trabalhadores do município incluídos no processo de reforma agrária do governo federal, á fim de discutir a problemática vivenciada durante mais de duas décadas pelos agricultores daquela área.

Segundo o próprio Presidente, o Assentamento estava praticamente abandonado pela assistência do INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. "Com isso enviamos cartas e e-mail para o órgão cobrando a presença do Instituto e por conseguinte ações urgentes", afirma.

João das Peças considera o processo lento, mas que certamente mudará a qualidade de vida dos agricultores assentados, referindo-se aos benefícios a eles garantidos pelo governo como: moradia dígna, acesso a linha de crédito (PRONAF) para á aquisição de máquinas e outros projetos.

O Presidente faz uma comparação com o Assentamento Pedro Ezequiel de Araújo que em quatro anos recebeu boa parte da infraestrutura do Governo, enquanto que com quase 24 anos, o Assentamento Julião Filho ainda espera as ações travadas ao longo desses anos.

 
Projeto das Cisternas

O representante Sindicalista também menciona um importante projeto já em desenvolvimento, "1 milhão de Cisternas" criado pela ASA - Agência Nacional das Águas e Governo Federal desde 2003, atuando prioritariamente nas regiões secas como no Semi-Árido. "O Sindicato Rural se sente no dever de agilizar esses projetos no âmbito local, porque sabemos da carência de água potável enfrentada pelos moradores das comunidades e contamos ainda com o apoio do poder público municipal", acrescenta João das Peças.

Fonte: Cassimiro Júnior

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons