i

terça-feira, 8 de junho de 2010

IPANGUAÇU: PROJOVEM APARECE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL


O Programa Projovem do Governo Federal presente em Ipanguaçu, visa promover a inclusão social de jovens, qualificando e valorizando a sua participação através atividades sócio-educativas. Em Ipanguaçu, cerca de 90 jovens são assistidos e envolvidos por meio de dança, teatro e música.

O Projovem também visa complementar a proteção social básica criando mecanismos para garantir o direito a convivência familiar e comunitária e criar condições para inserção de permanência dos governos no sistema de ensino.

Conforme informação checada junto a direção do CRAS em Ipanguaçu, diversas ações estão sendo desenvolvidas no âmbito da instituição, e vêm atendendo jovens com idade entre 14 e 17 anos, prioritariamente os cadastrados no programa Bolsa Família, egressos do PETI, jovens em situação de vulnerabilidade social ou de risco e ainda os encaminhados do Conselho Tutelar.

"Estamos trabalhando nesse período o tema Cultura, esporte e Lazer pois, é uma recomendação que seguimos da instância maior. O governo estabelece a linha de projetos que devemos explorar e adaptamos os mesmos a nossa realidade", conta Emanuele Oliveira.

O grupo responsável pelas atividades do Projovem em Ipanguaçu é formado pelas orientadoras sociais Cristiane Betânia, Edinalva dos Santos e Riza Maria. Essa equipe, promove palestras sobre temas transversais como Direitos humanos, Saúde, Educação e dentre outros. "O objetivo dessas palestras ministradas pelas orientadoras, objetiva sensibilizar todos os jovens para as questões que dizem respeito a eles mesmos", destaca Emanuele.

Os instrutores oficineiros de Cultura são Ronystaine de Melo (aulas de dança e teatro), e Nazareno Júnior (aulas de violão), e são ministradas ás segundas-feiras, terças e quartas. Viagens e excursões estão sendo agendadas para os próximos dias, a fim de que a juventude passe a conhecer outra realidade e adquira outros conhecimentos.

O CRAS de Ipanguaçu, é tido por muitos como uma das principais unidades que propicia o acesso de uma grande percentagem de pessoas. O CRAS já é realidade em mais de 600 municípios do país, e conta uma equipe eficiente no atendimento e acompanhamento ás famílias que necessitam de proteção social. "A população dispõe da Psicóloga Aryanne Tavares e a Assistente Social Emanuele Oliveira", ressalta a mesma.

Cassimiro Jr.
Assessoria de comunicação 
PMI
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons