i

terça-feira, 8 de junho de 2010

COMISSÃO PRÓ-SELO DE IPANGUAÇU PARTICIPA DO I FÓRUM COMUNITÁRIO


Na manhã de ontem, segunda-feira (07), O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reuniu, representantes dos 165 municípios do Rio Grande do Norte para discutir detalhes da metodologia do “Selo Unicef Município Aprovado”, um certificado criado pela representação no Brasil para estimular ações destinadas à melhoria da qualidade de vida e inclusão social de crianças e adolescentes. No ano passado, dos 165 que se inscreveram 43 foram contemplados, a maioria municípios de pequeno porte, onde ações nas áreas de saúde e educação têm forte impacto nos indicadores do selo.

O encontro Estadual sobre a Metodologia do 1º Fórum Comunitário foi realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, ao lado da Rodoviária da Cidade da Esperança, das 8h às 13h onde reuniu os articuladores municipais do Selo, os presidentes de Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e um adolescente de cada um dos municípios participantes.
A comissão pró-selo de Ipanguaçu esteve presente entre eles estava: o articulador Pró-Selo Unicef - Município Aprovado de Ipanguaçu, Fernando Neto, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CONDCA), Maria das Graças, a adolescente Lara Fonseca e a assessoria de comunicação do pró-selo Keyson Cunha.
A representante dos adolescentes de Ipanguaçu, Lara Fonseca deu seu depoimento no Iº Fórum, segundo Lara o selo é mais importante do que eu esperava, "O Unicef busca a melhoria na qualidade de vida não só minha mais de todas as crianças e adolescentes, do Brasil e do mundo busca os direitos que muitos ainda não têm conhecimento" conclui a adolescente

Estiveram presentes na abertura da solenidade varias autoridades do Rio Grande do Norte entre elas a Prefeita de Natal, Micarla de Souza, juntamente com a coordenadora do Unicef para o Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, Ana Márcia Diógenes que explicou todo os detalhes do fórum municipais que deverá acontecer nos municípios.

O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população até 18 anos de idade.

Lideranças locais ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também elaborarão um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência.

A partir da análise do conjunto de indicadores sociais nas áreas de saúde, educação e proteção, os municípios deverão organizar, até o final de setembro deste ano, uma reunião pública ou Fórum Comunitário com os diversos segmentos da comunidade local para discutir as melhores formas de garantir os direitos de crianças e adolescentes nos municípios. Em âmbito nacional, discussão semelhante vem sendo feita no país em comemoração ao 20º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
Criado em 1999, o Selo Unicef foi desenvolvido inicialmente no Ceará. Em 2006 chegou ao Rio Grande do Norte e a outros estados nordestinos.

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons