i

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Del Monte espera por barragem para retomar produção anterior a inundações


A retomada da produção de banana pela empresa Del Monte nas áreas inundadas pelas chuvas em 2008 em municípios do Vale do Açu depende da confirmação da construção da barragem Oiticica/Seridó, segundo afirmou o gerente jurídico da Del Monte, Newton Assunção.
De acordo com Newton, a empresa está esperando que o projeto de construção da barragem seja confirmado no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC) do Governo Federal, já que existe essa promessa. Ele destacou que somente após a confirmação a Del Monte e demais empresas terão segurança para investir na região. "Estamos falando de áreas que são facilmente inundadas, tornando-se arriscado produzir nesses locais sem a construção da barragem", argumentou.
Newton declarou que a Del Monte tem interesse em retomar os patamares de produção anterior às inundações de 2008, quando a empresa produzia mais de 4 milhões de caixas de banana por ano em municípios do Vale do Açu. Hoje, a produção anual da Del Monte no Rio Grande do Norte gira em torno de 2,5 milhões de caixas em uma área plantada de mil hectares (antes eram dois mil hectares).
A mão-de-obra contratada pela empresa também foi reduzida a quase pela metade. Antes das inundações, a Del Monte contava quase quatro mil trabalhadores, quantidade que foi reduzida a dois mil na atualidade.
Apesar de os números serem negativos em relação ao passado recente, Newton afirmou que a Del Monte está muito bem instalada e pretende ampliar sua produção de banana no Rio Grande do Norte. "Estamos negociando com o Mercosul e a União Europeia para manter e até ampliar a nossa produção no Estado", garantiu.
A construção da Barragem Oiticica/Seridó é uma promessa do Governo Federal que vem se arrastando. O anúncio da construção dessa obra já foi feito várias vezes, como em maio de 2009, quando o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, esteve em Assú e prometeu que a obra seria iniciada, mas até o momento nada foi feito.

FONTE: Jornal de Fato
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons