i

quinta-feira, 13 de maio de 2010

AGRICULTORES PARTICIPAM DE OFICINAS DE HORTICULTURA ORGÂNICA


De 11 a 14/05 uma turma de 25 agricultores das comunidades de Picada e Itú estão participando de oficinas sobre melhoria tecnológica de horticultura orgânica. Uma iniciativa do Governo Federal através do MDA - Ministério de Desenvolvimento Agrário, INCRA- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e IDS - Instituto de Assessoria a Cidadania e do Desenvolvimento Local Sustentável.

A equipe responsável pela realização das oficinas é constituída pelos Engenheiros: José Anchiêta, Sebastião Menezes e Andréia Patrícia. O curso oficinas de Horticultura ofereceu no dia 11 no primeiro dia uma aula teórica, apresentando possibilidades de produção superando as adversidades enfrentadas pelo homem do campo.

José Anchiêta ouviu todos os participantes na intenção de reunir os argumentos mais importantes para a elaboração de um documento. No dia 12, a equipe do IDS preparou uma aula prática levando todos os 25 produtores rurais para o campo, á fim de ensiná-los a produzir compostagem orgânica (uma espécie de adubo constituído de restos de animais e vegetais), preparação de canteiros e Biofertilizantes.

Para os dias seguintes, isto é, quinta e sexta-feira os participantes terão aulas de Bovinocultura. "Nós pequenos agricultores podemos e devemos plantar de tudo, não apenas milho ou feijão. Fico triste com a situação dos nossos agricultores que vivem rodeados de água, mas não podem plantar nem para o sustento próprio porque não têm condições financeiras de arcar com energia, máquinas e inseticidas. É por isso que estamos aqui para facilitar a vida dos agricultores por meio de instruções ", destaca Sebastião Menezes.

José Ferreira da Cunha Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu, juntamente com o seu auxiliar Tony Emerson Teófilo, estiveram presentes nas oficinas.


PUBLICIDADE: 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons