i

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Em palestra a empresários, tucano presta contas da vida pública e minimiza imagem "antiNordeste"


A primeira visita do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ao Rio Grande do Norte após o lançamento oficial de sua pré-candidatura à Presidência da República foi rápida. O tucano esteve ontem em Natal ministrando uma palestra para empresários em um almoço em que foi comemorado os 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No evento, o tucano falou sobre "o momento político atual e suas perspectivas futuras para o país". Durante sua palestra para o empresariado local, Serra destacou diversos pontos relevantes como o potencial turístico do Estado, a economia baseada no petróleo, sal, fruticultura e carcinicultura, além é claro de projetos que poderão ser desenvolvidos no RN caso seja vitorioso nas eleições de outubro deste ano.


Candidato a presidente diz que Saúde "desacelerou nos últimos anos" Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
Na tentativa de minimizar a imagem de "anti-Nordeste", frequentemente imposta por militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-governador paulista destacou a inclusão da emenda que destinaria recursos ao desenvolvimento da região Nordeste durante discussão da Constituição Federal de 1988. "Sou a favor da totalidade do país e não na defesa de interesses entre as regiões", disse. Durante toda a sua fala, Serra não fez referências diretas nem ao presidente Lula, ao seu governo ou à ex-ministra Dilma Rousseff.

Serra comentou ainda que à época em que foi ministro da Saúde no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) ampliou o número de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) no RN de 18 para 451; realizou diversos mutirões de catarata pelo país e que o primeiro realizado no RN beneficiou cerca de 45 mil pessoas. Sobre sua atuação como possível presidente da República, o tucano garantiu que as áreas de saúde, segurança e educação terão destaque. "A saúde desacelerou nos últimos anos. Vamos ampliar o acesso aos genéricos e aos medicamentos mais caros. Na educação é imprescindível investir em qualidade e profissionalização dos jovens e a segurança não pode ser responsabilidade apenas dos estados, mas também do governo federal, nem que para isso tenhamos que mudar a Constituição", argumentou.

Mesmo garantindo que manterá o programa Bolsa Família, o tucano afirmou que é importante que o governo ofereça condições dignas para a população trabalhar. A cerca do RN, Serra disse: "O Rio Grande do Norte é um estado pequeno que representa apenas 6% da população nacional, mas é dotado de uma natureza privilegiada e é destaque em diversas áreas como: principal produtor de petróleo do país, de sal, energia eólica e solar, além de ser também destaque no cultivo da fruticultura e carcinicultura. Entretanto, são necessárias políticas específicas para que esses setores sejam ampliados", frisou.

FONTE: Diario de Natal

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons