i

sábado, 27 de março de 2010

MEC cria campus da Ufersa em Caraúbas

Agora é definitivo. O ministro da Educação, Fernando Haddad, publicou ontem no Diário Oficial da União a autorização para o reitor Josivan Barbosa, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), instituir o segundo campus da instituição. A unidade será no município de Caraúbas e as aulas vão iniciar no dia 1º de agosto.
 
A instituição do campus da Ufersa em Caraúbas é o resultado de uma articulação bem feita pelo prefeito Ademar Ferreira e seu irmão, o empresário Ademus Ferreira, junto aos prefeitos da região Oeste no início de 2009, dentro do projeto de expansão da Ufersa proposto pelo reitor Josivan Barbosa. Nesta proposta, também pleiteavam campus os municípios de Apodi e Pau dos Ferros.
 
No caso, Apodi foi logo descartado, por não ter apresentado a documentação requerida. No caso de Pau dos Ferros, a bancada federal chegou a se reunir com o ministro Fernando Haddad no dia 26 de agosto de 2009. Na ocasião, o ministro assegurou que se o Congresso desvinculasse as Receitas da União (DRU) do Ministério da Educação, ele estudaria a possibilidade de instalar o campus no Alto Oeste.
 
Acabou optando somente por Caraúbas. Ontem, o reitor Josivan Barbosa disse que o seu pleito era para três campi, mas como não foi possível "vamos comemorar o crescimento da Ufersa, que recebeu muitos investimentos não só na instituição dos campi, mas também no campus central em Mossoró", destaca o reitor Josivan Barbosa, acrescentando que este crescimento está sendo com qualidade. 
 
A prova deste crescimento com qualidade da Ufersa foi a nota máxima conquistada pelo curso de Direito esta semana. E os campi, conforme o reitor, vão atender ao mesmo padrão de qualidade, com laboratórios e professores. O reitor acrescentou que segunda-feira já providencia a publicação do edital do concurso para 45 funcionários do campus de Caraúbas, sendo que 35 são professores. 
 
Inicialmente, serão abertas 100 vagas para bacharelado em Ciência e Tecnologia e as quatro licenciaturas: Química, Física, Matemática e Informática. A seleção já está feita. Serão convocados os aprovados no Sistema Integrado de Seleção Unificado (SISU). "Vamos convocar 860 aprovados para os campi de Mossoró e Angicos e os 100 de Caraúbas. As aulas serão ministradas, a partir de 1º de agosto, na Escola Municipal Professora Leônia Gurgel Fernandes de Azevedo.
 
Em 2011, o reitor disse que vão ingressar outros 150 alunos no início do ano e outros 150 no segundo semestre. Quando o campus estiver totalmente instalado, a expectativa é que esteja com 1.200 alunos (investimento por aluno de R$ 6 mil/ano) e mais de 60 professores. A construção da estrutura física está orçada em R$ 22 milhões, recursos já assegurados pelo Governo Federal.

Fonte: Jornal de Fato
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons